 Um altar que expanda a sua espiritualidade pode ser montado em qualquer lugar: mesa lateral, em cima de uma cômoda ou num canto da prateleira (Foto: FreePik)
											Um altar que expanda a sua espiritualidade pode ser montado em qualquer lugar: mesa lateral, em cima de uma cômoda ou num canto da prateleira (Foto: FreePik)
														Para os adeptos do feng shui, a criação desse espaço proporciona clareza mental e inspira o sentimento de paz
O cultivo da espiritualidade é um aspecto da vida bastante valorizado pelo feng shui. Para essa filosofia chinesa que propõe a harmonização dos ambientes, alimentar a fé é uma das maneiras de alcançar a realização pessoal e, ao mesmo tempo, construir a própria felicidade. Por isso, a ideia de organizar um espaço sagrado em casa é sempre bem-vinda.
“Esses lugares emitem uma força energética especial, e a mera permanência neles por um curto período de tempo nos ajuda a centrar, a ter clareza mental”, endossa a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Ela reforça que o espaço sagrado também inspira o sentimento de paz. Além disso, comunica ao universo os sonhos que desejamos concretizar. Confira um passo a passo para montar esse espaço e, desse modo, reconecte-se o quanto antes com a sua essência!
Passo 1 – Escolha o local
Você pode organizar seu espaço sagrado no local que sua intuição apontar. Pode ser na mesinha da sala, no tampo da cômoda do quarto, na bancada na copa ou em uma das prateleiras do seu home office. Deixe o compartimento limpo e repita mentalmente que aquele será seu espaço sagrado. Para fortalecer a limpeza energética, acenda um incenso de sálvia e caminhe com ele pela sua casa. Em seguida, passe a fumaça do incenso no seu espaço sagrado. Abaixo do incenso, carregue um suporte para recolher as cinzas. Dessa forma, as energias estagnadas vão se dissipar.
Passo 2 – Defina o que deseja
Antes de mais nada, você precisa definir o que espera do seu espaço sagrado. Sua intenção é atrair bênçãos para a sua vida? Ou você quer esse cantinho exclusivamente para relaxar e meditar depois de um dia exaustivo de trabalho? Pode ser que seu objetivo seja encontrar forças para atingir uma meta específica, como uma promoção profissional ou a estabilidade do seu romance? Definir o que você deseja vai direcionar as energias do universo para a sua intenção. Portanto, é importante estabelecer um ou mais propósitos do seu espaço sagrado antes mesmo de montá-lo.
Passo 3 – Crie seu próprio altar
A criação do seu altar vai se ajustar à fé que você abraça. Imagens de santos e orixás têm tudo a ver com seguidores do cristianismo e de religiões de matriz africana. Se você for budista, vai preferir uma imagem de Buda. Você também pode acrescentar velas, vasinhos de flores, incensos, terços, jamapalas (cordões sagrados), cristais, além de livros de preces e fotos de pessoas queridas. Seu altar também pode receber escritos com suas intenções, ou frases edificantes que você leu em algum lugar e resolveu copiar. Lembranças de lugares especiais, como conchas e pedras, também são indicadas, uma vez que elas podem recriar as energias positivas que marcaram suas experiências durante essas visitas. O mais importante é que o seu altar comunique quem você é e retrate o caminho que vem percorrendo para se tornar uma pessoa melhor.
 
															 
								 
											 
											 
											 
											 
											 
									 
									 
									