
Mãe de Santo Agostinho, a santa viveu tempos difíceis no casamento e na maternidade, mas nunca perdeu a fé
No dia de hoje (11), em que é celebrado o Dia das Mães, vale a pena alimentar a espiritualidade e reforçar a conexão com Santa Mônica. Você sabia que ela é padroeira das mães cristãs? Por esse motivo, a redação de Malu selecionou duas orações para Santa Mônica: uma para reconduzir filhos difíceis para o caminho do bem, outra para fortalecer as mães zelosas, que buscam a paz familiar.
Conheça a história
Santa Mônica nasceu no continente africano há centenas de anos. Embora fosse muito religiosa, casou-se com um homem agressivo e infiel, que a tratava mal. Resignada, ela se entregava as orações, acreditando que as coisas iriam melhorar.
Porém, a vida lhe trouxe uma segunda adversidade: os problemas com o filho mais velho. Agostinho era egoísta e levava uma vida desregrada, distante de Deus. Firme na fé, Santa Mônica continuava rezando pela conversão do jovem, que acabou se tornando um professor muito conceituado. Tempos depois, inspirado pela mãe, ele também se entregou ao cristianismo, tornando-se um dos principais teólogos da Igreja Católica. Como ela, virou santo e hoje é conhecido como Santo Agostinho.
Oração para filhos difíceis
“Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois, santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração, amargurado pelo comportamento do(s) meu(s) filho(s) desobediente(s), rebelde(s) e inconformado(s), que tantos dissabores causou/causaram ao meu coração e à toda a família. Que vossas orações se juntem com as minhas, para comover o bom Deus, a fim de que Ele faça meu(s) filho(s) voltar/voltarem ao bom caminho. Santa Mônica, fazei que Nosso Senhor chame de volta à casa paterna o filho pródigo. Dai-me esta alegria e eu serei sempre agradecida. Santo Agostinho, rogai por nós. Santa Mônica, atendei-me. Amém.”
Prece para a mãe zelosa
“Santa Mônica, que fostes uma mãe intercessora, incansável na salvação de seu filho, ajudai as mães, entre as quais me incluo, para que não desanimem diante dessa missão e, rezando, possam ser pontes para que sua família chegue ao céu. Amém.”