Santos pastorinhos: hoje é dia dos irmãos Francisco e Jacinta Além de proteger as crianças, Nossa Senhora de Fátima auxilia os fiéis em relação a problemas de saúde e conflitos familiares (Foto: FreePik)

Francisco e Jacinta Marto testemunharam as aparições de Nossa Senhora de Fátima, protetora da família, das crianças e da paz

Quem conhece a história de Nossa Senhora de Fátima sabe que hoje, 20 de fevereiro, os católicos celebram o dia dos santos Francisco e Jacinta Marto. Esses irmãos portugueses são conhecidos como santos pastorinhos, porque costumavam pastorear as ovelhas da família, juntamente com Lúcia, prima deles. Entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, a Virgem Maria teria aparecido seis vezes para as três crianças.

Essa invocação atribuída à mãe de Jesus ficou conhecida como Nossa Senhora de Fátima em referência à cidade portuguesa de Fátima. Essa cidade fica perto de Cova da Iria, onde as três crianças teriam visto Nossa Senhora há mais de 100 anos. No começo do século passado, a Cova da Iria era um terreno simples da família dos santos pastorinhos. Depois das aparições, o local ganhou uma capelinha, que hoje integra o Santuário de Fátima.

Como foram as aparições?

Antes do encontro com a Virgem Maria, os três pastorinhos teriam avistado um anjo em 1916. Os católicos acreditam que a manifestação desse anjo serviu como uma espécie de preparação para os encontros santos, que se dariam somente no ano seguinte. Portanto, no dia 13 de maio de 1917, eles teriam visto pela primeira vez Nossa Senhora. Lúcia tinha 10 anos; Francisco, 8; e Jacinta, 7 (um mês depois, Francisco completaria 9 anos).

A mãe de Jesus teria pedido aos pastorinhos orações e penitências pela remissão dos pecados da humanidade. Diante desse acontecimento extraordinário, Lúcia, Francisco e Jacinta se tornaram mais fervososos na fé, uma vez que seus familiares já eram católicos.

Quando viraram santos?

Lúcia dos Santos se tornou religiosa e é chamada de “venerável” pela Igreja Católica. Para se tornar beata, é preciso que seja reconhecida a intercessão dela na confirmação de um milagre, o que ainda não aconteceu. Irmã Lúcia morreu em 2005, em Portugal, aos 97 anos.

Já Francisco e Jacinta Marto receberam a canonização em 2017 por ocasião do centenário das aparições. Os irmãos morreram ainda na infância, vítimas de gripe espanhola. Uma vez que Nossa Senhora de Fátima é reconhecida como protetora da família, das crianças e da paz, os santos pastorinhos também estão ligados a essas causas. Segundo a tradição católica, eles também podem interceder em questões de saúde.

Menino Lucas

Para que fossem considerados santos, os irmãos pastorinhos Francisco e Jacinta têm a trajetória associada a um milagre ocorrido no Brasil. Em março de 2013, um menino de nome Lucas, de apenas 5 anos, caiu de uma janela a mais de seis metros do solo. Ele foi internado e permaneceu em coma, com traumatismo e perda de tecido cerebral. Foi quando familiares da criança, além de religiosas carmelitas, pediram a intercessão de Francisco e Jacinta Marto. Semanas depois, o garotinho se recuperou completamente, sem apresentar sequelas do acidente. De acordo com relatos da Igreja, os médicos não souberam explicar essa recuperação.

Reze para os santos pastorinhos

“Senhor Deus, os irmãos Marto conheceram a santidade ainda na infância. Descobriram, assim, a tua grandeza e se entregaram ao teu amor. Que a serenidade de Francisco e a compaixão de Jacinta nos contagiem. E que o Senhor nos ensine a dedicar as nossas vidas à tua palavra e à tua promessa de vida abundante. Esperamos, juntamente com os anjos e com Nossa Senhora de Fátima, cantar louvores a ti, e arrebanhar novos fiéis. Por Cristo, Nosso Senhor, amém.”