
Segundo o especialista Carlos Roberto Reyes Medina, a deficiência de ferro no organismo compromete o funcionamento dos óvulos
Mulheres que não conseguem engravidar podem estar apresentando, sem saber, deficiência de ferro – a anemia. Essa condição, que pode passar despercebida, impacta diretamente a fertilidade feminina.
“Níveis baixos de hemoglobina e reservas reduzidas de ferro no organismo comprometem processos essenciais à reprodução, como a ovulação e a preparação do útero para a gestação”, explica o médico Carlos Alberto Reyes Medina, diretor médico da Carnot Laboratórios. O tipo de anemia mais associado à infertilidade das mulheres é a ferropriva.
Medina destaca que, quando o organismo registra baixos níveis de ferro, acaba priorizando funções vitais, como o funcionamento do cérebro e do coração. Com isso, a função reprodutiva fica em segundo plano. “Isso pode levar a ciclos menstruais irregulares, anovulação e até falhas na implantação do embrião, dificultando significativamente a concepção”, alerta. Anovulação é a condição das mulheres que não ovulam.
Riscos na gravidez
Além de prejudicar a concepção, a anemia também pode representar riscos durante a gravidez, aumentando a probabilidade de parto prematuro, baixo peso do bebê e demais complicações obstétricas. Por esse motivo, mulheres que desejam ser mães devem fazer uma avaliação prévia de seu estado nutricional, o que inclui exames de sangue.
“O ferro é fundamental para a produção de hemoglobina, que transporta oxigênio para as células, inclusive para os órgãos reprodutivos. A deficiência desse nutriente compromete o funcionamento ovariano e endometrial, reduzindo as chances de uma gestação saudável”, reforça o médico.
Como combater
A boa notícia é que, em muitos casos, o quadro de anemia é reversível com tratamento adequado. Esse tratamento combina suplementação de ferro, revisão alimentar e acompanhamento médico. Dietas ricas em ferro, com carnes vermelhas magras, leguminosas, vegetais escuros e frutas cítricas, auxiliam na prevenção e eliminação da anemia.