Morango do amor: 5 dicas para comer o doce com segurança O especialista em ortodontia pode orientar sobre os riscos do consumo do morango do amor e administrar eventuais danos (Foto: FreePik)

A cobertura caramelizada do morango do amor pode trazer problemas para a saúde bucal; saiba como se prevenir

Quem usa aparelho ortodôntico precisa redobrar a atenção com alimentos duros ou grudentos, como o morango do amor. O docinho, que viralizou nas redes sociais, pode virar um vilão do seu aparelho. Mas não só ele: pé de moleque, maçã do amor e determinados tipos de bala podem quebrar o aparelho, uma vez que são mais resistentes à mordida.

Isso porque os bráquetes, aquelas pecinhas do aparelho coladas nos dentes, são sensíveis e podem se soltar com facilidade. Ao morder diretamente a casquinha de caramelo do morango do amor, o impacto pode descolar ou até quebrar o bráquete, exigindo manutenção e atrasando o tratamento. Além disso, doces muito pegajosos, como o caramelo, podem puxar os fios do aparelho ou deformá-los, comprometendo o alinhamento planejado.

A cirurgiã-dentista Claudia Consalter, presidente do conselho da rede de ortodontia OrthoDontic, alerta para outro ponto importante: “Doces em geral aumentam o risco de cáries, já que se acumulam com mais facilidade nos bráquetes e são mais difíceis de remover na escovação. Qualquer dano, por menor que pareça, pode atrasar a movimentação dos dentes e prolongar o tempo de uso do aparelho”. Confira cinco dicas da especialista para comer esse tipo de guloseima com segurança:

1 – Corte o doce em pedaços pequenos

Ao cortar o morango do amor em pedaços menores, você reduz o impacto direto nos bráquetes, diminuindo as chances de que eles se soltem ou quebrem.

2 – Escove os dentes logo após o consumo

Doces pegajosos costumam se acumular entre os bráquetes e fios, facilitando o aparecimento de cáries. A escovação imediata ajuda a remover os resíduos e protege a saúde bucal durante o uso do aparelho.

3 – Prefira doces com cobertura caramelizada mais fina

Doces muito duros aumentam o risco de quebra ou descolamento dos bráquetes, o que pode atrasar o tratamento. Por isso, escolha um morango do amor com cobertura caramelizada mais fina e, por isso mesmo, mais fácil de morder.

4 – Use enxaguante bucal para ajudar na limpeza

O enxaguante complementa a escovação, alcançando áreas de difícil acesso entre os bráquetes. Esse produto também auxilia na prevenção de cáries, no controle do mau hálito e na manutenção da saúde bucal.

5 – Converse com seu ortodontista

Esse profissional pode orientar sobre quais alimentos devem ser evitados. Se houver algum problema após o consumo do morango do amor, o profissional também saberá ajustar o tratamento, reverter possíveis danos e garantir os melhores resultados.

Edição: Fernanda Villas Bôas