Respirar é preciso (E o pilates diz como!)

Veja como a prática ensina respiração de forma correta e eficaz!

Inicialmente, pode parecer estranho a ideia de precisarmos ‘’aprender’’ a respirar, afinal, isso é praticamente uma função automática do nosso corpo, né? Mas assim como outras atividades, o pilates ensina um método próprio e adequado, para que o exercício seja realizado da forma correta e potencialize o efeito do controle da musculatura – um dos pilares da prática.

Como a respiração é trabalhada no pilates? 

“Os exercícios frequentemente envolvem movimentos que promovem a expansão da caixa torácica e o alongamento dos músculos intercostais, que são responsáveis pela elevação das costelas durante a inspiração. Isso ajuda a melhorar a capacidade pulmonar e a flexibilidade dos músculos respiratórios, permitindo uma respiração mais completa e profunda”, detalha Josi Araújo, fisioterapeuta da Pure Pilates.

Sendo assim, a prática dá ênfase ao controle preciso dos movimentos, que inclui também o controle da respiração. “Dentro dos movimentos do pilates aprendemos a coordenar a respiração com os movimentos, mantendo uma respiração estável e fluida mesmo durante exercícios desafiadores. Isso promove uma maior eficiência respiratória e ajuda a reduzir a tensão e o esforço desnecessário”, esclarece a profissional. 

Relaxamento e alívio do estresse

E os benefícios vão além do desempenho físico. É que a respiração profunda e consciente também pode ajudar a reduzir a tensão muscular. Isso promove o relaxamento geral do corpo e alivia o estresse acumulado. No longo prazo, pode melhorar a qualidade da respiração e proporcionar uma sensação de bem-estar. “Envolve inspirar pelo nariz durante a fase de preparação e expirar pelo nariz ou boca durante a fase de esforço. A atenção à respiração aumenta a consciência do padrão respiratório e ajuda a sincronizá-lo com os movimentos, promovendo uma respiração mais eficiente e controlada”, explica Josi.

Respiração e pilates: como treinar em casa?

Por fim, para exemplificar e nos ajudar a entender, na prática, como isso funciona, a fisioterapeuta Josi Araújo nos passou uma técnica para podermos trabalhar a respiração em casa – ou em qualquer outro lugar.

Respiração abdominal (Diafragmática):

  • Repita este padrão respiratório por alguns minutos, concentrando-se em tornar a respiração abdominal profunda e relaxante.
  • Sente-se ou deite-se confortavelmente em uma posição relaxada.
  • Coloque uma mão sobre o peito e a outra sobre o abdômen, logo abaixo das costelas.
  • Inspire lentamente pelo nariz, permitindo que o ar encha primeiro o abdômen. Sinta o abdômen se expandir enquanto você inspira.
  • Expire suavemente pelo nariz ou boca, permitindo que o abdômen se contraia. Sinta o abdômen se contrair enquanto você expira.