
A inteligência artificial revoluciona o turismo no Brasil e no México em temporada de férias histórica
Com o período de férias de julho impulsionando um aumento histórico na atividade turística, Brasil e México estão atingindo novos marcos no setor. O Brasil registrou o melhor primeiro semestre para o turismo desde 1972, enquanto o México também bateu recordes de chegadas internacionais. Mas além dos números, uma revolução silenciosa está transformando a experiência dos viajantes: o uso estratégico da inteligência artificial (IA).
No Brasil, a plataforma de viagens Decolar lançou um assistente de viagens com IA que acompanha os usuários durante toda a jornada — do planejamento e da reserva até o retorno para casa. No México, 80% das empresas de turismo já utilizam IA para aprimorar a experiência dos turistas, segundo uma pesquisa recente.
“Brasil e México são líderes em transformação digital e turismo na América Latina. A viagem assistida por IA é o próximo passo natural para essa nova geração de viajantes conectados.” A informação é de Bruno Montoro, diretor e head de negócios corporativos para a América Latina da Gupshup, empresa especializada em IA conversacional.
Cada vez mais conectados
Um novo perfil de turista está em ascensão: digital, independente e com foco no mobile. Esses viajantes dispensam agências tradicionais e até computadores, preferindo planejar todos os detalhes pelo celular e pelas redes sociais. Segundo a Statista, em 2024, os dispositivos móveis já respondem pela maioria do tráfego em sites de viagem no mundo, e a receita dos aplicativos de turismo triplicou desde 2018.
Nos dois países, o uso de dispositivos móveis e redes sociais é especialmente alto. Os usuários passam mais de três horas por dia nas redes, o que está em sintonia com o fato de que 75% dos viajantes em todo o mundo hoje buscam inspiração para as férias nas mídias sociais.
“Essas tendências mostram exatamente porque acreditamos que a IA está se tornando o companheiro de viagem ideal para essa nova onda de turistas latino-americanos”, afirma o porta-voz.
Dados comprovam a preferência por IA
Segundo a pesquisa Global Travel Trends 2024, 80% dos viajantes utilizaram algum tipo de inteligência artificial nos últimos dois anos para planejar ou melhorar suas viagens. E essa influência só cresce, especialmente com a integração da IA conversacional, que permite interações em tempo real e personalizadas.
Dados da Gupshup mostram que 70% dos consumidores esperam uma comunicação instantânea, e 64% exigem respostas em tempo real. Empresas que adotam IA têm registrado benefícios concretos, como redução de 30% nas ligações ao suporte e até 70% de aumento na eficiência operacional.
Uma das soluções de destaque da Gupshup é o Agente de Concierge com IA, criado para o setor de hospitalidade. Ele acompanha os hóspedes desde o pré-check-in até o pós-estadia, oferecendo recomendações locais, gerenciando upgrades e coletando feedback. Tudo por meio de plataformas como o WhatsApp, utilizando processamento de linguagem natural.
“Este é apenas um exemplo de como a inteligência artificial pode oferecer uma experiência de viagem mais fluida e personalizada”, afirma Montoro. “Ela se encaixa perfeitamente na forma como os viajantes de hoje preferem planejar e gerenciar suas viagens — por meio de dispositivos móveis, aplicativos e redes sociais.”
De sugestões personalizadas de destinos a sistemas inteligentes de reserva e check-in automatizado, a IA está transformando todas as etapas da jornada do viajante, oferecendo conveniência, agilidade e um toque de humanidade. “A tecnologia pode ser complexa nos bastidores, mas nosso foco é simples: entregar o que os viajantes realmente desejam. Sendo eles: respostas em tempo real, suporte 24 horas por dia e experiências personalizadas. Tudo isso permite a eles focar no que realmente importa: aproveitar a viagem”, conclui Bruno Montoro.