
Ativar o canto das viagens amplia oportunidades, conexões e até recursos para conhecer lugares novos
Se você ama viajar e adoraria intensificar essa experiência no dia a dia, o feng shui pode ajudar. Uma das ferramentas dessa filosofia chinesa de harmonização de ambientes define uma área da casa como um ponto de ligação com movimento, expansão e novas perspectivas. Trata-se do canto das viagens. Ele fica perto da parede da porta de entrada e é possível identificá-lo se você mapear a sua residência com base no baguá, um diagrama muito usual do feng shui.
Convites inesperados
Segundo essa filosofia chinesa, quando essa área do seu lar é ativada de forma consciente, cria-se uma propensão natural para que novas jornadas se realizem. Re Cámp, especialista em feng shui, explica que, quando o canto das viagens está harmonizado, a probabilidade de viajar aumenta. “É comum que as oportunidades para viajar cresçam, seja por recursos financeiros que surgem, convites inesperados ou circunstâncias que facilitam o movimento”, diz ela.
Por outro lado, se essa parte da casa é negligenciada, as viagens acabam sendo adiadas, falta dinheiro para conhecer lugares novos ou o morador percebe dificuldades para tirar planos do papel. Portanto, se você espera estabelecer conexões com pessoas e caminhos que facilitem seus deslocamentos, precisa ativar o canto da viagem o quanto antes.
História real
A dica já vem funcionando com Re Cámp. “Minha casa tem excesso dessa área e isso se reflete diretamente no meu cotidiano. Eu viajo com frequência, e meu marido também: ele trabalha viajando e passa semana sim, semana não, fora de casa. É impressionante como esse padrão se manifesta na prática”, conta. Atualmente, Re Cámp está na Espanha. Segundo ela, qualquer pessoa pode observar como o alinhamento energético do local onde vive impulsiona chances de viajar e selar conexões.
Como usar o baguá
Para localizar o canto das viagens na sua casa, desenhe uma planta baixa de onde você mora, contornando os cômodos e as portas de cada ambiente. Em seguida, desenhe um “tapete” de oito lados sobre a planta inteira. Esse “tapete” é o próprio baguá.
O próximo passo é marcar a base inferior desse “tapete” sobre a linha da parede onde está instalada a porta principal do seu lar. O espaço junto à parede da porta principal é o canto do trabalho. Por sua vez, a área da parede em frente, que delimita o seu imóvel, é o canto do sucesso. Estando em frente à porta de entrada e olhando para o lado direito, colado ao canto do trabalho, você vai identificar o canto das viagens. Agora, basta seguir as dicas para, desse modo, harmonizar esse espaço:
1 – Organize o local
O canto das viagens deve estar sempre arrumado e arejado, sem acúmulos de pertences nem objetos quebrados. “Energia parada bloqueia movimento. Assim, se queremos mais viagens, precisamos abrir espaço para o novo”, ensina Re Cámp.
2 – Personalize a decoração
Inclua, no canto das viagens, elementos que remetam ao ato de viajar, como mapas, malas antigas, globos, fotos de lugares já visitados ou desejados. “Esses símbolos comunicam ao universo sua intenção de se abrir para novas experiências”, reforça a especialista.
3 – Aposte nas cores
As cores também são ótimas aliadas. Tons de cinza, branco e preto estão relacionados ao elemento metal, que rege essa área no feng shui. Eles podem estar presentes em móveis ou objetos de decoração. Além disso, investir em iluminação nesse ponto da casa ajuda a potencializar a energia do movimento.
4 – Foque a intenção
A especialista ressalta que, mais do que objetos, a intenção é o que realmente dinamiza o processo. “O feng shui não é superstição; é linguagem energética. Quando colocamos consciência ao organizar um espaço, estamos alinhando o ambiente com o que desejamos viver. E isso abre portas de forma surpreendente”, garante ela.
Edição: Fernanda Villas Bôas