Na sala de jantar, mesa redonda é mais funcional do que quadrada ou retangular: estímulo às energias positivas (Foto: FreePik)
Cuidados com a iluminação, o design dos móveis e a escolha de utensílios abrem os caminhos financeiros dos moradores
Os adeptos do feng shui, a filosofia chinesa que ensina a harmonizar os ambientes, consideram a sala de jantar um dos espaços nobres da casa. Isso porque, esse cômodo agrega duas funções: a alimentação e a possibilidade de pertencimento. Durante as refeições, as energias da nutrição e da interação familiar agem simultaneamente, aumentando a disposição dos moradores. Além disso, essa troca energética turbina o intelecto e favorece conexões afetivas.
“Como tantas energias distintas são ativadas nesse cômodo, é muito importante que o feng shui seja bem equilibrado e benéfico para todos os que se alimentam ali”, reforça a consultora Nancy SantoPietro no livro Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Confira seis dicas eficientes para decorar a sala de jantar a chamar a fartura para o seu lar:
1 – Acerte no formato da mesa
Se você estiver pensando em trocar a mesa de jantar, prefira um modelo redondo ou oval. Mesas quadradas ou retangulares são menos indicadas. A explicação é simples: as boas energias circulam melhor entre móveis e estruturas com linhas sinuosas, e não retas. Isso vale para mesas, poltronas e até escadas que dividem pisos numa residência.
2 – Escolha cadeiras confortáveis
Entre uma cadeira com encosto e outra sem encosto, fique com a primeira opção. Os moradores precisam se sentir “protegidos” enquanto se alimentam. As cadeiras também devem ser confortáveis para abraçar os ocupantes. Caso uma das cadeiras esteja bamba ou quebrada, providencie o conserto imediatamente. Do contrário, a vida financeira da família pode sofrer instabilidades.
3 – Invista na iluminação
Garanta uma iluminação uniforme para a sala de jantar. Um lustre central potente, centralizado sobre a mesa, pode ser uma boa alternativa, mas convém complementar com iluminação indireta e, se necessário, demais pontos de luz pelo ambiente. O investimento em iluminação nesse ambiente expande as energias positivas, destravando caminhos financeiros.
4 – Observe os utensílios
Na hora das refeições, providencie louças e utensílios para os alimentos com bom senso. Lotar a mesa com inúmeras travessas, suportes e demais recipientes geram ansiedade – nesse caso, é melhor enxugar o cardápio. Cuidado também com enfeites grandes ou candelabros altos, pois eles podem dificultar a comunicação entre as pessoas à mesa, prejudicando os contatos e pesando as vibrações.
5 – Valorize quadros e espelhos
Na sala de jantar, telas que exibem frutas frescas ou peixes em movimento são bem-vindas. De acordo com o feng shui, esses motivos reforçam a abundância que se deseja para o espaço e, consequentemente, para a família. Um espelho retangular posicionado sobre um aparador e que reflita a mesa posta é uma dica excelente, uma vez que irá duplicar os alimentos, atraindo as energias da fartura.
6 – Aposte nas melhores cores
Em dúvida sobre a melhor tonalidade para decorar a sala de jantar? “A cor branca representa a pureza e a limpeza; e o amarelo-claro representa a alegria”, sugere o consultor Pier Campadello no livro de sua autoria Feng shui para harmonizar seu lar e sua vida (Madras). Outros tons adequados são os naturais: bege, marfim, castanho, pérola, areia, creme. Esses tons simbolizam o centramento, o equilíbrio. A cor verde também funciona bem na sala de jantar, uma vez que está associada à saúde e à sabedoria da natureza.