Reprodução Globo
Preconceituoso, Ferette ameaça acabar com a vida da moça se o filho não abandoná-la!
Desde que assumiu para si mesmo que ama Viviane (Gabriela Loran), Leonardo (Pedro Novaes) não consegue mais esconder que quer ficar ao lado da farmacêutica. Os dois têm vivido uma verdadeira lua de mel, mas o clima pesou muito quando Ferette (Murilo Benício) descobriu o passado da moça – e vai ficar ainda pior nos próximos capítulos.
Do preconceito para a mesa de cirurgia
Ao descobrir que Lorena (Alanis Guillen) estava namorando Juquinha (Gabriela Medvedovsky), Ferette mostrou um outro lado seu, o homofóbico. De xingamentos de baixo calão à decisão de colocar a filha para fora foi um passo, mas ele nem imaginava que a vida iria dar uma nova chance para ele se retratar, agora com o namoro de Leonardo e Vivi. Só que Ferette foi ainda mais cruel.
Tudo começou quando ele confirmou que o filho estava com a responsável pela farmácia da Fundação e a chamou para um jantar. O objetivo era claro: humilhá-la para que Viviane terminasse sua relação com Leonardo. Ele chegou até a perguntar quantos netos ela o daria, e foi aí que a paciência de Viviane chegou ao fim. Em alto e bom som, Viviane confirmou com todas as letras que é uma mulher trans, fazendo com que Ferette passasse mal. Lorena chegou em seguida, junto de Juquinha, e jogou a última pá de cal sobre o vilão, afirmando que elas iriam se casar. Foi demais para Ferette, que teve um infarto e precisou de uma cirurgia de emergência.
Recuperado da saúde, ainda pior de caráter
De volta à ativa, Ferette vai perceber que não tem como lutar contra a vida que os filhos escolheram. Mas ele não abre mão do que quer e, para isso, é capaz das piores barbaridades, sem o menor peso na consciência. Se ver a filha com uma mulher foi demais, saber que a namorada de Leonardo é trans passa de todos os limites para ele. O herdeiro tem que seguir a vida que o empresário deseja, e como Leo não abre mão da amada, Ferette vai jogar muito sujo, deixando o filho desesperado.
Essa é a frase que Leonardo ouvirá da boca do pai, junto com um balde de transfobia. Em uma discussão pesada e cruel, Ferette afirmará que o filho tem que escolher entre a vida de Viviane ou o namoro com ela. Leonardo ainda peita Ferette e diz que nada o fará terminar o relacionamento com a mulher que ele ama, e, neste momento, perceberá que Ferette pode, sim, fazer algo contra Vivi. “Aquela… aquilo não vai fazer parte da minha família. A sua irmã eu coloquei para fora, mas com você vai ser diferente, não vou deixar que continue com essa pouca vergonha. Ou põe um fim nessa situação ou a Viviane, ou sei lá como é o nome verdadeiro, irá morrer. Eu juro, Leonardo, Viviane aparecerá com a boca cheia de formiga!”
Leonardo vai embora estarrecido, mas entende que, para salvar a vida da amada, será preciso se afastar mesmo.
O triste fim
Leonardo tenta ser firme e direto. Ele chega na Chacrinha e diz para Viviane que cansou da brincadeira. A moça diz que não entende a decisão, mas o filho mais velho de Zenilda (Andréia Horta) não consegue se explicar, porque não pode falar a verdade. Leonardo manda Viviane sumir, vira as costas e sai chorando. Ela também derrama lágrimas, com o coração partido. Tudo o que viveram, pelo jeito, vai ficar apenas na história. Ferette ganha essa batalha, mas será que também ganhará a guerra? É esperar para ver!