Feng shui: 4 erros que travam as boas energias no home office Uma mesa organizada e a presença de plantas permitem que os assuntos profissionais fluam bem: dicas do feng shui (Foto: FreePik)

Antes de montar o canto do trabalho, saiba o que evitar para não bloquear o fluxo das energias positivas

Para o feng shui, técnica chinesa que propõe a harmonização dos ambientes, a escolha do home office deve ser criteriosa. Segundo os adeptos dessa técnica, o canto do trabalho precisa ganhar uma delimitação em relação ao resto da casa. Do contrário, as energias que circulam na residência e no home office podem se misturar, prejudicando tanto as demandas profissionais quanto o convívio familiar.

“Para alcançar um bom feng shui do escritório em casa, é extremamente importante você criar primeiro limites físicos, e depois limites emocionais, em torno do escritório e do horário de trabalho”, ensina a consultora Nancy SantoPietro no livro de sua autoria, Feng shui: harmonia dos espaços (editora Nova Era).

Assim, o mais indicado é manter o home office num cômodo anexo à casa. Se não for possível, no sótão, porão ou mezanino. Caso não haja disponibilidade de espaço para a instalação do escritório pessoal fora do corpo principal da casa, a solução é improvisar num cantinho na sala de estar, delimitando esse local com estantes, biombos ou estruturas vazadas para acomodar plantas. Dessa forma, a atmosfera da carreira não vai interferir nas questões domésticas e vice-versa.

A recomendação principal é não montar o escritório no próprio dormitório. “A mistura [dessas energias] esgotará tanto sua vida profissional quanto sua vida amorosa”, adverte a consultora Nancy SantoPietro. Acompanhe outros erros básicos que devem ser evitados:

1 – Posição errada da escrivaninha

O ideal é que a mesa ou escrivaninha onde você trabalha fique de frente para a porta ou divisória do home office, de modo que seja possível controlar quem entra ou sai desse espaço. Se o local for grande, posicione a escrivaninha na diagonal da porta ou do acesso pela divisória: isso vai gerar segurança interior e domínio sobre as tarefas executadas ali, bem como sobre os próximos desafios que serão enfrentados.

2 – Mesa de trabalho sem personalização

É importante que os objetos do home office “conversem” somente com o seu trabalho: canetas, livros, anotações, lembretes, agenda, calculadora, folhas para a impressora, etc. Por isso, nada de depositar ali itens que têm a ver unicamente com a rotina da família, como mamadeira do filho, notas fiscais do supermercado ou o controle remoto da TV. Isso pode atrapalhar a concentração e desviar o foco em relação às suas metas profissionais.

3 – Home office desorganizado

Para que as energias fluam adequadamente no home office, esse canto da casa deve primar pela organização. Uma escrivaninha bagunçada e entulhada de coisas prejudica a clareza mental e tende a desalinhar a sua carreira, seja na forma de compromissos desmarcados, fuga de clientes ou diminuição de renda. No fim do expediente, reserve cinco minutos para arrumar a mesa para o dia seguinte: isso vai elevar seu pique e renovar o astral do local.

4 – Iluminação incorreta

Não use luz fluorescente na escrivaninha. De acordo com o feng shui, esse tipo de iluminação esgota a mente, uma vez que oscila numa frequência alta, sinalizando ao seu cérebro que é necessário se manter permanentemente em alerta. Prefira alternar entre iluminação branca de LED e iluminação amarela – essa última gera sensação de acolhimento e é mais confortável aos olhos. Atenção: não trabalhe num home office escuro ou pouco ventilado. Luz e circulação de ar são fundamentais para garantir abertura aos seus caminhos profissionais.

Como decorar o home office?

– vasos de plantas: a finalidade é expandir as vibrações benéficas;

– diplomas e certificados: eles endossam suas habilidades no trabalho;

– objetos inspiradores que denotam sonhos ou talentos: acessórios com essa pegada reafirmam que aquele espaço é só seu;

– cristal multifacetado: pendure no teto, sobre a escrivaninha, caso esse móvel não fique de frente para a porta do home office.