Saiba que existem algumas questões importantes que devem ser feitas antes do casamento
Importante para o relacionamento! Muitos casais se apaixonam e, tomados pelo fogo da paixão, acabam se casando. Não é segredo para ninguém que muitos descobrem, só depois, a verdadeira personalidade do(a) parceiro(a). Problemas com dinheiro, filhos e sexo fazem parte da imensa lista de reclamação que os pombinhos têm.
Tem que conhecer!
Por isso, para evitar surpresas indesejadas, as psicólogas fundadoras do Instituto do Casal, Denise Miranda de Figueiredo e Marina Simas de Lima, assinam o livro-caixinha Antes de Casar, lançamento
da Matrix Editora.
Nele, as autoras trazem 100 perguntas que auxiliam os leitores no diálogo e comunicação com o(a) parceiro(a), justamente para evitar que temas essenciais na relação a dois passem em branco antes do casamento. “Sempre foi difícil se relacionar, mas hoje as pessoas não ficam em uma relação quando elas não conseguem alcançar, na cabeça de cada um, a felicidade. E hoje em dia as pessoas preservam muito a individualidade. Então, construir a vida conjugal, a partir das individualidades, é mais difícil”, afirmou uma das autoras do livro, no podcast Prazer, Renata.
“O que você acharia se seu(sua) parceiro(a) tivesse que ajudar de forma regular financeiramente alguém de sua família de origem? Fale sobre isso”, é uma das perguntas que compõe a obra.
Vale destacar que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de divórcios no país vem batendo recordes históricos. Dados divulgados no começo deste ano, e que se referem a 2021, período no qual ainda estávamos na pandemia e os casais passavam mais tempo juntos, mostraram que houve mais de 386 mil divórcios no país, 16% a mais que em 2020.
Como evitar os problemas?
Denise afirma, em entrevista ao podcast, que uma das dicas para os casais que querem se conhecer melhor e também prevenir futuros problemas, é a terapia de casal, que não precisa ser só curativa, mas pode ser preventiva. “Pode ser um espaço construído para os dois se entenderem melhor, com um mediador. Pode traduzir algumas coisas que estão fora da relação. O terapeuta de casal é o terapeuta da relação. Não é o terapeuta do João, do José ou da Maria. Ele é terapeuta da relação. Vai ajudar o casal a olhar essa relação como um terceiro elemento.”
Conheça algumas perguntas
- Como vocês equilibrarão o tempo dedicado a atividades pessoais e o tempo dedicado ao relacionamento?
- Em uma escala de 0 a 10, qual a importância do perdão em um relacionamento para vocês? Conseguem pedir perdão um para o outro?
- O que precisaria acontecer para você ou seu(sua) parceiro(a) se sentir pronto(a) para vivenciar a maternidade ou a paternidade?
- Se o seu trabalho ou de seu(sua) parceiro(a) for estressante, como vocês poderão gerenciar o estresse para não impactar negativamente o seu relacionamento?
- Na sua opinião, parceiros podem ter seus segredos? Ou isso poderia ser considerado uma infidelidade ou deslealdade?
Pequenas gentilezas ajudam!
Por fim, Denise afirma que pequenas gentilezas podem ajudar o casal a ficar mais conectado. “Eu sempre digo: gentilezas, pequenas gentilezas. Preste atenção no que o outro gosta. Não espere uma data importante para você celebrar ou presentear. Não é um grande presente. É o chocolate predileto, ligar para a pessoa, mandar mensagem: ‘Olha, está precisando de alguma coisa? Estou passando aqui e vendo o queijo que você gosta’”, finaliza.