
De problemas posturais ao estresse, saiba como eles afetam a saúde do seu corpo
A dor na coluna é uma reclamação muito frequente entre os mais jovens até aqueles com a idade já avançada. Ela é um grande motivo de visitas às clínicas médicas, perdendo apenas para o resfriado comum.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, de 65% a 80% da população mundial são afetadas em alguma etapa de suas vidas. Na maioria dos casos, a queixa está relacionada à dor articular, quando há sensação de desconforto ou incômodo nas extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial (tecido que reveste articulações), ligamentos, tendões e bursas (bolsas que reduzem o atrito entre os ossos e os músculos ou tendões).
Em situações mais agravadas, chega a restringir os movimentos musculares. Dentre os problemas mais comuns, está o mau uso ou uso excessivo das estruturas da coluna, seja na prática de um exercício inadequado, nos esforços repetitivos, por excesso de peso, pequenos traumas e até mesmo do
corpo parado.
É preciso estar atento ao estilo de vida
Quantas vezes já corrigiram você para sentar-se corretamente? No ambiente de trabalho, sentado no sofá assistindo sua série favorita ou na caminhada até o supermercado são situações que requerem atenção para o alinhamento perfeito da postura. Ocorre que, com o passar dos anos, nossos ossos, órgãos e tecidos vão envelhecendo, e a coluna também. A ausência de cuidados na região lombar pode contribuir para o surgimento de dores e inflamações.
Além dos hábitos incorretos, a fisioterapeuta Jecilene Rosana Costa Frutuoso chama atenção para os esforços repetitivos, sedentarismo, obesidade e até mesmo para o estresse emocional. Ela afirma que as mulheres estão mais propensas a terem problemas na coluna. “Muitas vezes, as dores estão associadas aos hábitos impróprios, como o peso da bolsa, peso dos seios e o uso de sutiã inadequado. Mas elas podem estar relacionadas também com outras patologias, como a hérnia de disco, osteoartose (bico de papagaio), artrites, fibromialgia, câncer, cálculo renal, depressão, entre outras”, explica.
Além do mais, as mulheres apresentam anteversão pélvica maior que a dos homens e, durante o processo de gestação, as dores nas costas podem se agravar. “Essa inclinação da pelve para frente e para baixo do corpo feminino aumenta a curvatura da lordose lombar e favorece as dores na coluna. Essa postura pode tracionar e desequilibrar a musculatura e região pélvica”, afirma.
Principais causas que afetam a coluna
Confira os cuidados que você deve ter para preservar a coluna e saiba o que fazer para minimizar o risco de dores.
Curvar a coluna
Se você passa muitas horas sentado, evite ficar com o tronco totalmente inclinado. Certifique-se de que o computador está na altura ideal, acima dos olhos, para não ter que se curvar diante à tela.
Movimento repetitivo
Com o passar do tempo, a repetição dos esforços pode sobrecarregar a coluna sem você perceber e provocar inflamação das estruturas.
Obesidade ou sobrepeso
Estar acima do peso pode acarretar lesões, rigidez nas articulações e fraqueza dos músculos, que começam a não sustentar bem o corpo.
Sedentarismo
A falta de atividade física colabora para o aumento das dores musculares e pode atrofiar as articulações.
Carregar peso em excesso
Distribua o peso de mochilas, sacolas e bolsas. A regra é bem simples: cada pessoa pode carregar até 10% do seu peso. Por exemplo, quem pesa 70kg pode ter até 7kg na bolsa.
Levantar sem dobrar os joelhos
Fique atento ao pegar objetos no chão. Ao inclinar as costas para frente, é necessário flexionar os joelhos para não entortar a coluna.
Gestação
A pelve se desloca para frente e a coluna lombar aumenta a curvatura para equilibrar o novo formato do corpo. Por isso, é importante manter o equilíbrio muscular durante o período de gravidez.
Dormir de bruços
Essa é a pior posição! Além de prejudicar as articulações intervertebrais do pescoço e causar torcicolo, deitar com a barriga para baixo acaba forçando a região lombar e cervical, gerando desgaste e tensão em nervos e músculos.
Cruzar as pernas
Não é só sentar errado que pode ocasionar dores na coluna. O hábito de cruzar as pernas provoca um desnível do quadril e faz com que sua lombar se incline mais para um dos lados. Portanto, descruze já!
Estresse emocional
Os músculos do corpo também sofrem quando tensionados e podem levar a um doloroso quadro de espasmo muscular. As regiões mais sensíveis às tensões são, normalmente, as costas e o pescoço.