
Aos 40 anos, Carol Peixinho anunciou que está grávida do primeiro filho, fruto de seu relacionamento com o cantor Thiaguinho. A revelação foi feita durante a comemoração do seu aniversário, em uma festa em Salvador, e comoveu os fãs, que celebraram o momento especial na vida da influenciadora. Mas, junto à alegria da maternidade, o caso nos relembra a importância de falarmos sobre a gravidez 40+.
É uma gestação mais delicada
Segundo especialistas, a gravidez após os 40 anos exige atenção redobrada. “Após os 40 anos, a gestação já é considerada de risco aumentado. E esse risco cresce ainda mais com o avançar da idade”, afirma a ginecologista e obstetra Dra. Patrícia Varanda. “A mulher passa por mudanças hormonais e metabólicas que podem favorecer o surgimento de complicações, como hipertensão, diabetes gestacional, parto prematuro e alterações genéticas no feto, como a síndrome de Down.”
Apesar dos desafios, a gestação nessa fase da vida é cada vez mais comum, impulsionada por fatores como estabilidade emocional, avanços da medicina reprodutiva e mudanças no estilo de vida da mulher moderna. No entanto, os cuidados devem ser rigorosos. “É fundamental realizar um pré-natal completo, com exames específicos, avaliação genética e acompanhamento constante”, explica a ginecologista Dra. Júlia Alencar, especialista em medicina fetal. “A mulher precisa manter hábitos saudáveis, com alimentação equilibrada, atividade física adaptada e um controle rigoroso de doenças pré-existentes ou que possam surgir ao longo da gestação.”
Carol segue sendo exemplo de vida saudável
Carol, que sempre se mostrou adepta de um estilo de vida ativo e saudável, segue compartilhando sua rotina com leveza nas redes sociais — e também demonstra estar atenta aos cuidados médicos necessários para garantir uma gravidez segura.
Para as especialistas, o estilo de vida é um fator determinante. “Boas escolhas no dia a dia podem reduzir significativamente os riscos associados à idade materna. Exercícios físicos regulares, alimentação saudável e balanceada, 8horas de sono por dia são essenciais para toda mulher que deseja engravidar, independente da idade ”, reforça Dra. Patrícia. Além disso, Dra. Júlia destaca o papel do preparo emocional: “Maternar aos 40 pode ser mais consciente e sereno, mas exige planejamento, responsabilidade e acompanhamento profissional.”
A gestação de Carol Peixinho inspira e emociona, mas também convida à reflexão sobre os cuidados necessários para a maternidade tardia. Com responsabilidade e informação, é possível viver essa fase com saúde e segurança — para mãe e bebê.