Gloria Groove fala de amor! Créditos: divulgação

Acompanhamos a coletiva de imprensa de Serenata da GG Vol. 2 (Ao Vivo)

Gloria já foi uma drag-rapper, já foi dubladora, tem uma forte trajetória na música pop e, em 2024, decidiu coroar a carreira falando de amor, numa era romântica, cheia de referências ao pagode e ao samba. Cantora que tem na versatilidade um de seus maiores trunfos, ela segue tendo excelentes resultados musicais, já que artista acaba de ser indicada pela primeira vez ao Grammy Latino com seu álbum anterior, Futuro Fluxo (2023). Gloria disputa na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa, e a notícia chegou em meio aos preparativos para Serenata da GG Vol. 2, lançado em 26 de setembro.

Em coletiva de imprensa, realizada em São Paulo, no dia 25, Gloria comentou sobre os conceitos para o novo álbum. Além disso, falou sobre o orgulho que sente da própria trajetória e a conquista de sua sonhada indicação ao Grammy. 

Gloria Groove e sua carreira diversificada

Futuro Fluxo é uma espécie de ‘funk futurista’. Já Serenata da GG, que teve a primeira parte lançada em maio e combina regravações, covers e faixas inéditas, são músicas para quem ‘ama demais’, nas palavras da própria artista. Nem parece que menos de um ano separam os dois projetos, mas Gloria fez acontecer. 

A segunda parte do álbum complementa a primeira, recheada de referências aos anos 90/2000 e a alguns ícones que inspiraram a cantora, como Raça Negra, Sampa Crew, Alcione e Belo. Alguns desses artistas, inclusive, fazem participações especiais, como o Sampa Crew na faixa Desliga você

O conceito de Serenata vem justamente da necessidade que a artista sentiu de explorar mais um novo espaço na arte. “O pagode é majoritariamente masculino, mas, embora eu seja um homem, minha expressão artística é feminina. É fácil ser estigmatizada enquanto drag queen, e eu amo desafiar esses moldes em tudo, através do look, através do meu corpo, através da minha sonoridade. Então, estou tendo com esse projeto mais uma vitória, que é entender que pra uma drag queen, cada novo passo vai fazendo a diferença pra todo mundo que vem atrás!”, afirmou. 

Para se apaixonar (e conquistar espaços!)

Serenata da GG Vol. 2 (Ao Vivo) chegou nas plataformas digitais com 13 canções. Em um relacionamento há quase uma década, um dos destaques é a romântica Linguagem do amor, dedicada ao marido da cantora, Pedro Luis. Para além do clima de romance, a decisão de falar de amor é política. “Sou um homem gay, sou uma drag queen. E canto sobre amar, e sobre ser amado. Para nós, da comunidade, isso representa muito”, acrescentou.

Uma surpresa para Gloria Groove

No final da coletiva, Gloria recebeu um presente muito especial. Eram as versões físicas de seus dois certificados, um de disco de ouro, conquistado com a primeira parte de Serenata da GG, e um disco de platina triplo de um dos singles, o sucesso Nosso primeiro beijo. Muito emocionada, ela agradeceu a toda a equipe e fãs. E para fechar com chave de ouro, cantou (com direito a biz!) algumas músicas dessa ‘nova era’ num pocket-show intimista, inclusive a aclamada Madrugada.


Ana Carvalho

Repórter de revista e portal na Editora Alto Astral. Formada em jornalismo em 2022 pela Unip e atualmente pós-graduanda em...