
Especialista indica técnicas que estão em alta; design geométrico pode alongar o rosto e afinar o maxilar
Cuidar da barba não é somente sinônimo de estilo, mas também de identidade. Às vésperas do Dia dos Pais (10 de agosto), mais do que proporcionar um visual alinhado, a barba pode representar um gesto de autocuidado, e também um elo entre gerações. É capaz, portanto, de fortalecer vínculos. Seja ao marcar uma ida à barbearia ou ao trocar dicas diante do espelho, pai e filho podem transformar a atenção à barba num momento de afeto e conexão.
Moldura para o rosto
Além disso, a barba funciona como uma moldura para o rosto, uma vez que valoriza traços, atualiza a aparência e até influencia a postura de quem a usa. “Quando bem trabalhada, a barba fortalece a autoestima e transmite confiança”, afirma o barbeiro Lucas Cavalcanti, o Caval, expert do Instituto Embelleze e CEO da Caval BarberShop, no Rio de Janeiro (RJ).
Segundo ele, nos últimos anos, a forma como os homens se relacionam com a barba mudou. A busca por praticidade continua vigorando, mas hoje também há uma expectativa em relação à sofisticação do resultado. A seguir, confira quatro técnicas que estão em alta e podem inspirar pais e filhos:
1 – “Fade” na barba
Inspirado no corte “fade” dos cabelos, esse estilo cria um degradê suave entre a costeleta e a barba, com transição gradual até o queixo. Exige habilidade com a máquina em diferentes alturas de pente, e alinhamento com o corte de cabelo. “É um visual limpo e moderno, passando a ideia de que o homem acabou de sair do salão”, afirma Caval.
2 – Design geométrico e milimétrico
Para se chegar a um resultado satisfatório, esculpe-se a barba, garantindo linhas bem definidas nas bochechas, na mandíbula e no pescoço. Os contornos retos e ângulos marcados criam impacto visual. “Com os contornos certos, é possível alongar o rosto, afinar o maxilar ou reforçar traços masculinos”, explica o especialista.
3 – Pigmentação capilar e camuflagem de falhas
Para quem tem falhas ou fios ralos, essa técnica utiliza pigmentos específicos para dar a impressão de uma barba mais cheia e uniforme. O profissional usa pincel ou aerógrafo. A pigmentação dura até uma semana. “É uma solução técnica e rápida para eventos, ensaios ou para dar aquele ‘up’ na autoestima”, comenta o profissional.
4 – Barba curta modelada
É ideal para quem prefere praticidade ou mora em regiões mais quentes. Com essa técnica, a barba fica baixa, rente ao rosto, o que valoriza o contorno da mandíbula. “O segredo está nos detalhes: manter o comprimento uniforme, alinhar o bigode e desenhar bem o pescoço. Parece simples, mas faz toda a diferença”, ressalta Caval.