Treinador responde que sim, pois enquanto queima gordura, ela também constrói e mantém a massa magra

A busca pelo treinamento de força têm crescido de forma significativa no Brasil e no mundo. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, a musculação não é útil apenas para quem quer “ficar maromba”, mas também é uma excelente aliada para emagrecer.

Quem inicia o processo de emagrecimento muitas vezes acredita que precisa dedicar toda sua energia nos exercícios aeróbicos, mas, sem dúvidas, é o treino de força quem assume melhor essa responsabilidade. Quem esclarece é Matheus Vianna, personal trainer da equipe Nutrindo Ideais, criador do método Performance+. “Além de auxiliar no trabalho de perda de gordura, ele auxilia na manutenção da massa magra, enquanto se o indivíduo fizesse apenas o aeróbio iria perder gordura e músculo, ao mesmo tempo.”

O importante é trabalhar o músculo

Segundo Vianna, não existem tipos de exercícios específicos de musculação que fazem emagrecer, até porque esse planejamento dependerá das particularidades de cada caso, mas existe uma maneira de individualizar o treinamento de força. “Um exemplo claro disso é trabalhar exercícios multiarticulares, ou seja, que irão trabalhar mais de uma articulação paralelamente. Como consequência, temos mais de um músculo operando ao mesmo tempo, com o objetivo de elevar a intensidade e tentar queimar mais calorias”, explica. 

Musculação ou cardio? 

O personal trainer responde que ambos devem ser realizados, já que, cientificamente, o trabalho combinado é demonstrado na literatura como benéfico para o processo de perda de peso. Porém, é mito dizer que musculação não emagrece, e que realizar apenas exercício aeróbico por mais de uma hora é o que faz perder peso. “Devemos lembrar que musculação ajuda na manutenção da massa magra Se o indivíduo realiza apenas aeróbico, ele irá perder, além da gordura, o músculo também.” 

Como estruturar o treino na musculação

Outra dúvida comum, especialmente para quem está começando a se inserir nesse universo fitness, é qual a forma correta de dividir e planejar o treino. Bom, a melhor maneira de ter certeza disso é contar com a ajuda de um profissional. É ele quem vai avaliar seus pontos fracos e fortes, e quais devem ser as prioridades.

Mas, pensando em emagrecimento, o que será que é mais importante: a intensidade ou a periodização dos treinos? De acordo com Vianna, isso depende. “É preciso avaliar o tempo disponível para a frequência do treino e definir o objetivo inicial. A intensidade pode influenciar tanto quanto a periodização, pois é onde será trabalhada a quantidade de estímulos e o alvo principal”, descreve o treinador.

A constância é o segredo 

Por fim, Matheus Vianna reforça a importância da musculação tanto para a queima de calorias, como para a construção e manutenção dos músculos, o que vai ajudar em pontos como a flacidez e a constância do metabolismo em estado mais acelerado. “Quando pensamos em treino de força e emagrecimento, estamos falando de uma relação inversamente proporcional, ou seja, na medida em que se perde gordura, é possível aumentar a massa magra”, finaliza.