Feng shui: 5 dicas fáceis para sanar problemas na entrada da casa Cores alegres, texturas atraentes e plantas transformam a área da porta principal num convite às boas energias (Foto: FreePik)

A porta de entrada deve receber atenção, porque é o local por onde as energias positivas acessam a residência

O feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, valoriza bastante a porta de entrada da casa e o espaço no entorno desse acesso principal. Isso porque, para os adeptos dessa técnica, essa área representa a convergência das energias positivas que adentram a residência. Portanto, se houver alguma obstrução nessa passagem, o fluxo energético pode ser prejudicado. E isso tende a desencadear dificuldades aos moradores, seja na carreira, na saúde ou nos relacionamentos. Conheça cinco soluções para corrigir eventuais problemas junto à porta principal:

1 – A área da entrada da casa é muito estreita

Essa configuração pode criar entraves para a criatividade dos moradores. Outra consequência é uma limitação de recursos financeiros. O que fazer? Reforce a iluminação junto à entrada ou pinte a porta com uma cor vibrante. Se a entrada for estreita já no espaço interno da residência, pendure um espelho numa parede próxima para dar a sensação de amplitude.

2 – A porta de entrada do apartamento fica colada no elevador

O uso constante do elevador desestabiliza a entrada da residência, criando um movimento de flutuação energética. E essa flutuação pode trazer altos e baixos para o setor profissional de quem vive no local. Assim, a solução é colocar um objeto pesado junto à porta principal, como um vaso grande, com folhagem. Dessa forma, as vibrações ficarão mais estáveis, e os projetos ligados à carreira ganharão solidez.

3 – Há uma lixeira bem perto da entrada da residência

A lixeira fica em frente ou exatamente ao lado da porta? Nesse caso, os moradores correm o risco de perder oportunidades no trabalho ou nos negócios. Além disso, eles podem se sentir inseguros diante de situações da vida que necessitam de paciência, serenidade e amadurecimento. “Uma solução é colocar um espelho baguá ou um espelho côncavo na porta de entrada para desarmar o efeito da lixeira”, ensina a consultora Nancy SantoPietro, autora de Feng shui – harmonia dos espaços (Nova Era). Em lojas de artigos místicos, é possível encontrar o espelho baguá: ferramenta do feng shui que localiza setores da vida (trabalho, relacionamentos, prosperidade, etc.) num espaço físico. Atenção: instale esse espelho do lado de fora da porta.

4 – Quando a porta de entrada se abre, há uma parede lisa

Segundo os adeptos do feng shui, esse modelo de residência tem um efeito emocional impactante sobre os moradores. Eles podem se sentir oprimidos e desestimulados. É como se um sentimento de desesperança os rondasse, reduzindo caminhos pessoais e profissionais. Importante: a parede pode ser lisa ou de tijolos – o efeito opressor será o mesmo. Nesse caso, a dica é instalar um espelho nessa parede, reforçando a iluminação com arandelas, fitas de LED ou luminárias de piso.

5 – Junto à porta principal, há objetos para doação

Doe o quanto antes! Entradas atravancadas bloqueiam as vibrações favoráveis que poderiam circular na residência, poluindo o astral. É importante que a entrada receba iluminação adequada e seja atraente. Providencie para que essa área da casa esteja sempre limpa e desimpedida. Plantas, flores, enfeites graciosos, texturas diferentes e cores vivas promovem um bom feng shui. Também é importante que a casa comunique acolhimento. Assim, tapetes (também chamados de capachos!) bonitos, com mensagens simpáticas e divertidas, que refletem a personalidade dos moradores, são sempre bem-vindos.