Blefaroplastia: fatos essenciais sobre a cirurgia de pálpebras A blefaroplastia é indicada para quem sofre com o excesso de pele nas pálpebras, que pode configurar um aspecto cansado e envelhecido

Seja por estética ou por sáude, a cirurgia vem se popularizando cada vez mais

Cada vez mais pessoas procuram a blefaroplastia, popularmente conhecida como cirurgia das pálpebras, para melhorar a aparência dos olhos, removendo definitivamente o excesso de pele e gordura nas pálpebras superiores e inferiores. Essa cirurgia não é apenas uma solução estética, mas também funcional, especialmente quando a flacidez das pálpebras prejudica o campo visual.

A blefaroplastia não é apenas um procedimento que está em alta no Brasil, mas também é uma tendência global. De acordo com a ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), a cirurgia das pálpebras figura entre os cinco procedimentos estéticos mais realizados no mundo. No Brasil, que lidera o ranking de cirurgias plásticas, a blefaroplastia continua a ser uma das preferidas entre os pacientes que buscam um resultado natural. A cirurgia conta com recuperação rápida e impacto positivo na autoestima.

Quem pode fazer a blefaroplastia?

A cirurgia é indicada principalmente para quem sofre com o excesso de pele nas pálpebras superiores, que pode configurar um aspecto cansado e envelhecido. O cirurgiao plástico, Eduardo Sucupira, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que o problema pode afetar a visão periférica, dificultando atividades como a leitura ou a direção. “Nas pálpebras inferiores, as bolsas de gordura podem criar a sensação de “olhos inchados”, também passível de correção pela blefaroplastia”, enfatiza Sucupira.

“O procedimento em si é relativamente simples e dura de 60 minutos a 2 horas, dependendo da extensão do plano de cirurgia. O cirurgião plástico explica que o procedimento pode ocorrer sob anestesia local com sedação ou, em casos mais complexos, sob anestesia geral. Ele realiza a incisão nas linhas naturais da pele, tornando as cicatrizes quase invisíveis com o tempo.

Como é a recuperação?

Após a cirurgia, o processo de recuperação varia de paciente para paciente. Mas geralmente inclui inchaço e hematomas ao redor dos olhos, que tendem a desaparecer dentro de uma ou duas semanas. “A maioria das pessoas consegue voltar às suas atividades cotidianas em até 10 dias. Embora os resultados sejam rápidos, o inchaço residual pode durar um pouco mais, e é recomendado evitar o uso de lentes de contato e a exposição ao sol por um período de 30 dias após a cirurgia”, explica o médico..

A busca por um olhar mais rejuvenescido e saudável está entre os principais motivos que levam as pessoas a buscar a blefaroplastia. “A cirurgia oferece resultados visíveis e duradouros, proporcionando um visual descansado, saudável e rejuvenescido”, finaliza Eduardo Sucupira. 

Com o aumento da demanda, especialistas afirmam que a blefaroplastia continuará a ser uma das opções mais procuradas para quem deseja melhorar a estética e a funcionalidade das pálpebras ao proteger os olhos.