“Hábitos que envelhecem o rosto” estão em alta no Google Trends Freepik

Especialistas revelam práticas comuns que aceleram o envelhecimento facial; influenciadoras compartilham suas rotinas de prevenção e rejuvenescimento

Cuidar da pele vai muito além do uso de cremes ou procedimentos estéticos. De acordo com o cirurgião‑dentista Dr. Paulo Tamloc, referência em cirurgia da face, com mais de 10 mil pacientes atendidos, são os pequenos hábitos cotidianos que mais interferem no envelhecimento facial precoce.

“Envelhecer faz parte da vida, mas muitos dos sinais que aparecem antes do tempo são causados por comportamentos evitáveis. O rosto fala muito sobre nossos hábitos”, afirma o especialista.

Pesquisas reforçam a importância da prevenção: um estudo do Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology indicou que até 80% do envelhecimento da pele está relacionado a fatores externos, como exposição solar e estilo de vida inadequado — ou seja, apenas 20% são de origem genética.

Google Trends: o que as pessoas realmente buscam?

Segundo dados do Google Trends, houve um crescimento significativo das buscas pelo termo “rejuvenescer”, com aumento de até 60% nos últimos 12 meses. Isso mostra que a preocupação com envelhecimento facial está em alta.

No entanto, consultas mais específicas como “atos que envelhecem o rosto” ou “hábitos que envelhecem o rosto” não são expressivamente populares no Google Trends. Ou seja, embora o tema geral esteja em voga, ainda faltam dados reais que confirmem um volume elevado de buscas por essa pergunta exata. A maioria ainda investiga como rejuvenescer, mas não necessariamente quais ações aceleram o envelhecimento.

7 hábitos que envelhecem o rosto e o que fazer para reverter

Dormir pouco (ou mal)

Privação de sono prejudica a renovação celular, acentua olheiras e reduz a produção de colágeno. “É durante o sono profundo que o colágeno é reparado. Dormir bem é um antienvelhecimento natural”, explica o Dr. Paulo Tamloc. Com 67,3 mil seguidores, a influenciadora Camilli Brito (@camillibrito), que aborda sobre moda, beleza e viagens em seu perfil, reforça a importância do sono e da hidratação: “Gosto de usar hidratantes mais pesados à noite, tanto no rosto quanto no corpo, pra garantir que minha pele fique nutrida e protegida, especialmente no inverno.”

Má postura e olhar para baixo

O chamado tecnopescoço, causado pelo uso de celulares, favorece papada e linhas no pescoço. Manter o olhar alinhado com a tela e fazer alongamentos regulares ajuda a prevenir. Com 655 mil seguidores, Julia Rodrigues (@juliarodriguesoficial), referência de beleza e moda no instagram, adota uma rotina simples e eficaz: “Faço misturinhas ricas em óleo e hidratação antes de dormir. Isso ajuda a prevenir ressecamento e mantém a elasticidade da pele.”

Exposição solar sem proteção adequada

Radiação UV é responsável por rugas e manchas. Dentro de casa, mesmo a luz de telas exige reaplicação de protetor. “Protetor solar precisa ser reaplicado mesmo dentro de casa”, reforça o Dr. Tamloc.

Atriz e influenciadora, com 245 mil seguidores, Raiza Noah (@raizanoah) destaca a importância da escolha de produtos confiáveis: “Uso produtos confiáveis, como o Optimal Hydration da Cetaphil, e jamais pulo o protetor solar. O básico bem feito é o que mais funciona.”

Alimentação inflamatória

Açúcar refinado, processados e refrigerantes aceleram a glicação, que danifica o colágeno e envelhece a pele. Priorize antioxidantes como frutas vermelhas, vegetais verdes e ômega‑3. “Manter uma alimentação equilibrada é um hábito que vem de casa. Não adianta passar mil cremes e se alimentar mal”, complementa Raiza.

Beber pouca água

Desidratação crônica deixa a pele mais fina e linhas mais evidentes. “Água é vida. Inclusive para a pele do rosto”, lembra Dr. Tamloc. “Tomo muita água durante o inverno porque sei que minha pele resseca mais. É um cuidado simples, mas que faz diferença”, reforça Camilli.

Estresse facial inconsciente

Franzir a testa, apertar os olhos ou tensionar a mandíbula formam linhas profundas ao longo do tempo. Técnicas de relaxamento e massagem ajudam.

Dra. Nayla Lima, biomédica esteta do Espaço Hi, recomenda:

“A massagem facial estimula a circulação, ativa a drenagem linfática e relaxa a musculatura facial, ajudando a prevenir linhas de expressão e promovendo uma pele mais saudável e revitalizada.”

“Os efeitos são sutis e cumulativos. A massagem facial não substitui outros tratamentos, mas é uma grande aliada na prevenção.”

“Faço massagem com gua sha e uso alta frequência em casa. Isso ajudou muito na textura e firmeza da minha pele”, Camilli complementa.

Falta de cuidados básicos com a pele

Dormir com maquiagem, usar produtos errados ou ignorar a limpeza e hidratação deterioram a barreira cutânea. “Não precisa ter 10 passos. O básico bem feito já protege e previne muito”, orienta o Dr. Tamloc.

Seguindo esse conselho a influenciadora Priscila Pereira (@priscipereeira), com 192 mil seguidores, detalha sua rotina de cuidados: “Primeiro a limpeza da pele, com Gel de Limpeza Micelar. Depois, creme de olhos iluminador, capaz de reduzir olheiras escuras enquanto promove uma hidratação profunda. Em seguida um sérum, especialmente para peles oleosas. Seguido de um hidratante facial. Filtro solar sempre. E também Pomada Reparadora nos lábios”, explica Priscila.

“Envelhecer não é um problema. O problema é abandonar a si mesma”, resume a Dra. Nayla Lima. Mais importante que qualquer procedimento estético é manter constância e carinho no autocuidado.

Fontes consultadas:

  • · Camilli Brito — Instagram: @camillibrito (67,3 mil seguidores)
  • · Priscila Pereira – Instagram: @priscipereeira (192 mil seguidores)
  • · Julia Rodrigues — Instagram: @juliarodriguesoficial (655 mil seguidores)
  • · Raiza Noah — Instagram: @raizanoah (245 mil seguidores)
  • · Paulo Tamloc – cirurgião dentista, Referência: Cirurgia da Face, +10.000 vidas renovadas – CRO 856/RR | 15400/DF
  • · Dra. Nayla Lima – Biomédica esteta, do Espaço Hi, em São Paulo – CRBM 46764