Transição capilar: como fazerde forma leve e saudável? A transição capilar é umprocesso que exige tempo e dedicação para lidar com os efeitos de toda a transformação

Malu traz dicas a quem quer se libertar da química e retornar aos fios naturais

Os padrões de beleza têm se transformado muito e, graças às lutas pelo direito de ser como se tem vontade, muitas mulheres se libertaram da pressão de só se sentirem bonitas como cabelo liso. Mas para ver os fios com o efeito natural, é preciso, ainda, sofrer com o efeito da química, afinal, quando o cabelo natural próximo à raiz começa a crescer, a diferença entre o fio com química e sem química fica evidente. É a transição capilar, que dá um trabalhão!

Segundo o Tudo pra Cabelo, hub de conteúdo de cabelo da Unilever, “a transição capilar é um
processo que exige tempo e dedicação para lidar com os efeitos de toda a transformação, já que depois de alisar os cabelos durante muito tempo é preciso muito planejamento e cuidado para ter os cachos de volta e um visual muito mais autêntico”.

Para entender melhor sobre como passar por isso, a marca desenvolveu um guia repleto de dicas e truques para dar adeus à parte alisada e voltar às origens, revelando madeixas onduladas, cacheadas ou crespas. Confira:

Quando começar a transição capilar?

A transição capilar começa quando uma pessoa resolve não alisar mais o cabelo com química. Depois disso, cuidar muito bem dos fios é essencial para que cresçam saudáveis.

Evite chapinhas e alisadores térmicos

Uma dica importante é evitar ao máximo usar ferramentas de calor, como secador, chapinha baby liss e modelador de cachos. Mas se for inevitável, o ideal é utilizar protetores térmicos nos fios para não agredir as mechas que já passaram por química e não prejudicar os novos fios, que estão nascendo e dando vida à transição.

Faça um cronograma!

O time do Tudo pra Cabelo também enfatiza a importância do cronograma capilar para a transição. É algo que pode ajudar bastante a manter os cabelos saudáveis ao longo dessa fase. “O primeiro passo é determinar exatamente qual é o tipo de cabelo para que a pessoa faça a escolha dos produtos certos”, explica a marca.

Use tranças

Outra dica bacana é usar tranças durante o processo. Com o cabelo trançado, é mais fácil disfarçar a mudança de textura entre a camada com e sem química.

Cortar tudo é uma opção!

Esta é uma dica mais radical, porém, funcional. Se você é do tipo que não tem paciência para esperar a mudança entre o crescimento na raiz e os fios que foram alisados permanentemente, cortar toda a parte com química pode ser uma ótima ideia. Dessa forma, você consegue já se ver livre da química e curtir o cabelo natural rapidamente. Porém, um detalhe: em alguns casos, o corte será bem curtinho mesmo, então, se você não curte este tipo de visual, melhor pensar duas vezes.