10 cuidados para manter as toalhas de banho macias e cheirosas Para prolongar a vida útil das toalhas, é necessário separar as peças por cores e substituir o amaciante comum (Foto: FreePik)

Especialista do setor têxtil ensina a conservar a maciez das toalhas por mais tempo

Nada como sair do banho e se enrolar numa toalha macia, cheirosa e fofinha, não é mesmo? Esse momento pós-banho pode ser ainda mais prazeroso se as suas toalhas estiverem bem cuidadas. Porém, alguns erros na hora de lavar e secar essas peças podem encurtar a vida delas, prejudicando ainda a textura e o poder de absorção. Para evitar isso, a Atlântica, fabricante têxtil de cama e banho, preparou um tutorial simples sobre como cuidar das toalhas de banho. Acompanhe as 10 dicas:

1 – Separe as toalhas brancas das coloridas

Essa recomendação vale para tudo na lavanderia. Mas, em relação às toalhas, é ainda mais importante. As brancas podem ficar amareladas ou acinzentadas se forem lavadas junto com as coloridas. Além disso, lavar separadamente evita que as fibras das coloridas manchem ou desbotem as peças mais claras. Se quiser acentuar o branco das toalhas, invista em sabão neutro ou tira-manchas específico para roupas claras.

2 – Não exagere na dose de sabão

Mais sabão não significa mais limpeza. Na verdade, o excesso de sabão pode se acumular nas fibras, deixando a peça pesada, áspera e menos absorvente. Sabão em excesso também dificulta o enxágue e, com o tempo, pode causar mau cheiro.

3 – Aposte no ciclo delicado

O ciclo leve ou delicado da máquina de lavar é o ideal, porque preserva a estrutura da toalha e evita o desgaste precoce das fibras. Toalhas são peças volumosas, mas não precisam de lavagens agressivas. Evite lavá-las junto com roupas com zíper ou velcro, que podem puxar os fios.

4 – Nada de amaciante

Cheirinho de amaciante é uma tentação, mas esse produto não é indicado para toalhas. “O amaciante deposita uma película nas fibras. E essa película diminui a capacidade de absorção, podendo repelir a umidade ao invés de absorver”, alerta Cátia Regina Maestri Martinenghi, do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Atlântica Cama e Banho. Portanto, opte pelo vinagre branco ou vinagre de álcool durante o enxágue. Esse produto remove os resíduos de sabão, neutraliza odores e solta as fibras, deixando a toalha mais macia.

5 – Seque à sombra

A incidência direta do sol pode deixar o tecido ressecado e acelerar o desbotamento das cores. Prefira secar essas peças à sombra, em local bem ventilado. “Isso irá garantir maior durabilidade”, assegura Cátia Martinenghi.

6 – Secadora liberada

Não há problema em usar uma secadora com secagem em tambor. Além de abreviar o processo, esse equipamento deixa a toalha mais macia e volumosa. A secagem em tambor auxilia ainda na remoção daqueles ‘pelinhos’ que costumam grudar nas fibras da toalha, e depois na pele. Mas tome cuidado com a temperatura da secadora: evite programas muito quentes, que podem deteriorar as fibras.

7 – Ferro de passar? Não!

Passar suas toalhas com o ferro quente pode sabotar todo o conforto que elas oferecem. Toalhas bem passadas podem até parecer mais bonitas, mas, com o tempo, elas deixam de secar adequadamente. O calor excessivo danifica as fibras, endurece o algodão, reduz a maciez e ainda compromete a absorção.

 8 – Grave um macete útil

Antes de pendurar ou guardar as toalhas após a secagem, dê uma boa sacudida nelas. Esse movimento solta as fibras, ajuda a eliminar fiapos e mantém a textura fofinha por mais tempo.

 9 – Não corte o arremate

Não remova o arremate da toalha. O fio que fica sobrando na costura dessa peça, que é chamado de arremate, tem uma função. Se for cortado, a costura da toalha irá se abrir.

10 – Atenção às lavagens

A frequência de lavagem das toalhas também é importante para a devida conservação delas. A indicação é fazer a troca a cada três dias, promovendo, dessa forma, um rodízio entre as peças.

Edição: Fernanda Villas Bôas