
De acordo com o Feng Shui, objetos que trazem memórias tristes devem ser descartados o quanto antes
Para o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, a forma como você decora a sua residência pode beneficiar ou prejudicar diferentes setores da sua vida, como trabalho, amor, saúde e dinheiro. Daí a importância de manter os espaços arrumados, aconchegantes e em equilíbrio para evitar sobrecargas negativas.
Os adeptos do Feng Shui ensinam que as vidas humanas e todas as coisas no entorno estão em contato permanente com a energia vital que circula no planeta, o chamado “chi”. Como a casa da gente entra nessa conta, é fundamental seguir as dicas da técnica na hora de decorar para turbinar o fluxo energético e, consequentemente, observar os bons efeitos no nosso dia a dia: romance protegido, carreira ascendente, prosperidade financeira e bem-estar. Veja o que fazer:
1 – Boas-vindas
A entrada da sua casa deve ser convidativa. Flores, esculturas e acessórios decorativos atraentes são sempre recomendados. Evite congestionar o espaço com objetos que precisam ser doados, ou peças descascadas e trincadas. A entrada da casa é o local pelo qual a energia vital entra. “É muito importante manter todas as entradas limpas, desimpedidas e bem iluminadas”, ensina a consultora Nancy SantoPietro no livro Feng Shui – harmonia dos espaços (Nova Era).
2 – Espelhos “curativos”
Se a sua cozinha for pequena demais, você poderá ter a sensação de que seus recursos financeiros acabam rapidamente. Instalar um espelho em uma das paredes irá ampliar esse espaço, contribuindo, assim, para a saúde do seu bolso. Para aumentar a fartura em casa, mantenha vasilhas com frutas frescas sobre a mesa ou bancada da cozinha. E mais: lave a louça assim que sujar, e repare rapidamente torneiras com vazamento.
3 – A cara do dono
A sala de estar deve refletir as preferências dos moradores, pois esse cuidado cria um bom Feng Shui. Você gosta de ouvir música? Então, posicione o player num local de destaque da sala. Prefere assistir a filmes, novelas e séries? Nesse caso, o sofá deve traduzir conforto, dando a sensação de acolhimento. Para isso, inclua sobre esse móvel almofadas e mantas bonitas e suaves ao toque. Também é essencial apostar na iluminação indireta e diversificada do ambiente.
4 – Dinossauro ou unicórnio?
O quarto infantil deve celebrar a personalidade da criança. Se ela ama dinossauros, borboletas, aviões ou unicórnios, valorize seu tema favorito. Pendure quadros e pôsteres na altura dos olhos dos pequenos, e não na altura dos olhos dos adultos. “Providencie para que o quarto esteja bem iluminado, claro, alegre e cheio de cores estimulantes”, ensina a consultora Nancy SantoPietro. Troque ou adapte os móveis e acessórios conforme a criança for crescendo. Importante: ensine seu filho a guardar brinquedos, jogos e livros depois do lazer.
5 – Quartinho de depósito
Se a sua casa possuir uma despensa ou quartinho de depósito, muito cuidado com a desorganização. O ideal é que esse ambiente tenha prateleiras para que os objetos não fiquem entulhados. O local deve ter boa iluminação e ser examinado constantemente: jogue fora itens quebrados, lascados, vencidos, inúteis, ou ainda, conjuntos incompletos, com peças faltantes. Na despensa ou quartinho de depósito, vale a pena instalar um ventilador de teto para movimentar as energias.
6 – Casa feliz
É melhor não guardar fotos, escritos ou lembranças de fases penosas da sua vida. Portanto, livre-se de presentes ou recordações de um casamento desfeito de maneira traumática. Do contrário, os sentimentos tristes ou de revolta permanecerão na sua casa. Manter no seu lar resquícios de um momento da sua vida que você prefere esquecer pode gerar dores de cabeça ou acentuar a sensação de melancolia. Por isso, é imprescindível selecionar muito bem a parte material das suas memórias.