
O branco pode drenar as energias; conheça os tons ideais, de acordo com o clima onde você mora
Você sabia que o Feng Shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, recomenda cores para a pintura da casa, de acordo com o clima onde o imóvel estiver instalado? Segundo a consultora Selena Summers, autora de Feng Shui na prática (Universo dos Livros), relacionar tonalidades e temperaturas ajuda a equilibrar as energias presentes na residência. Como? Favorecendo a saúde, a carreira e os relacionamentos dos moradores. Isso significa que as vibrações de uma casa podem, sim, influenciar o destino de quem vive nela.
Selena ressalta que localidades frias devem privilegiar cores mais luminosas ou intensas, como pêssego, damasco (amarelo com toques alaranjados), terracota (vermelho com marrom), limão (verde fechado), amarelo e rosa. Já nas localidades quentes é melhor escolher matizes mais suaves para as paredes: azul-claro, verde-claro, lavanda e turquesa. Cores carregadas demais, como preto, vermelho, azul-marinho e roxo, devem estar nos detalhes, e não em superfícies extensas.
Branco pode estagnar
A consultora não aconselha o tom inteiramente branco, tanto para o interior quanto para o exterior da residência. Isso porque, essa cor drena energias e, pelo fato de estar associada à morte no Oriente, sugere estagnação do trânsito energético, podendo acarretar desânimo nos moradores e até escassez de oportunidades.
Assim, se você aluga uma casa pintada integralmente de branco e não tem permissão para modificar essa tonalidade, procure quebrar a hegemonia dela, acrescentando à decoração acessórios vermelhos ou de tom cereja.
Caso goste de branco por acreditar que tons claros expandem os espaços, a recomendação dos adeptos da técnica chinesa é trocar essa cor por uma similar. “O creme convida um Feng Shui muito melhor que o branco”, ensina a consultora.
Tons pastel são excelentes
Independentemente da temperatura média da região onde você mora, é sempre benéfico apostar em tons pastel na hora de pintar a sua morada. “Para interiores de casa, tons pastel irradiam o melhor Feng Shui e te envolvem com energia harmônica”, destaca Selena Summers.
Você pode misturar duas cores da paleta pastel para equilibrar o fluxo das vibrações, como azul e amarelo, ou rosa e creme. Também pode brincar com texturas, aplicando um revestimento de madeira em uma das superfícies, uma vez que essa diversidade beneficia o astral.
E quanto ao banheiro da casa?
Como o Feng Shui desaprova ambientes unicamente brancos, que é uma escolha comum para banheiros no Ocidente, a dica é atenuar o predomínio dessa tonalidade com toalhas, cortinas e acessórios de cores intensas, especialmente tons alegres, como amarelo, pink e laranja. Caso esteja construindo, prefira um banheiro perolado em vez de branco.
Padrões florais para o quarto
No quarto do casal, as tonalidades pastel são as melhores opções para manter as vibrações estabilizadas e alinhadas com uma união conjugal saudável: azul-celeste, menta, rosa-chá, amarelo-canário, lilás.
Outra dica é apostar em padronagens de flores e folhas para o quarto do casal, já que essas estampas chamam o bom Feng Shui. Você pode escolher essas padronagens para a cortina, colcha e almofadas, ou apostar em um papel de parede com tema floral.