2024 está chegando ao fim e vamos te ensinar a desenhar objetivos que são possíveis!
O ano novo está quase aí. Dezembro chegou e com ele é possível saber o que deu certo em 2024, o que fica para trás e o que ainda pode acontecer. Por isso, Malu traz algumas dicas para que as metas sejam reorganizadas e que você possa conseguir conquistar os seus sonhos em 2025.
Reveja as metas
Em primeiro lugar, reveja a listinha feita no começo do ano. Veja quais planos já foram cumpridos e quais ainda faltam. Se você anotou que iria começar a malhar e ainda não foi para a academia, faça sua matrícula agora e persista em 2025. Esse é um objetivo que pode muito bem ser cumprido, antes tarde do que nunca!
Seja realista
É importante que, ao olhar a sua lista de metas e desejos que fez para o ano novo, você observe aqueles que realmente possam ser cumpridos, para que não haja frustrações. Além disso, outra dica é reajustar a meta, por exemplo: se você desejava guardar um determinado valor até o final do ano e só conseguiu guardar um pouco, não tem problema. Calcule o quanto deu para poupar por mês e faça uma meta realista para 2025.
Risque coisas impossíveis
As frustrações são grandes inimigas de nossas conquistas e realizações. Desse modo, o nosso cérebro, sabendo que irá se frustrar, pode já evitar esse desfecho triste e nós acabamos deixando os planos de lado. Por isso, elimine os planos que são impossíveis. Quer comprar um apartamento, porém, o dinheiro não dá? Relaxa! Você não é uma heroína de filmes! Respire e vá com calma com seus sonhos!
4 metas possíveis para um 2025 mais leve
A especialista em meditação e mindfulness, Camila Capel, nos mostra metas sustentáveis para o próximo ano novo.
- Praticar a meditação regularmente: reserve um tempo todos os dias para meditar, mesmo que seja por apenas cinco minutos. Essa prática pode ajudar a diminuir o estresse, aumentar a clareza mental e promover o autoconhecimento.
- Reduzir o consumo de plástico: comprometa-se a controlar o uso de plástico descartável no dia a dia. Isso pode incluir a compra de produtos reutilizáveis, como garrafas de água e sacolas de compras. É válido também a reciclagem adequada dos descartáveis que ainda usa.
- Consumir alimentos locais e sazonais: procure apoiar agricultores locais. Uma maneira é comprar alimentos sazonais e produzidos localmente. Atitude que não só é mais sustentável, mas também pode ajudar na conexão com a natureza e os ciclos naturais.
- Realizar um “detox” digital regularmente: tire um tempo para desconectar das telas e das redes sociais. Isso pode ajudar a reduzir o estresse digital, promover a atenção plena e contribuir no autoconhecimento.