A acupuntura pode ajudar a tratar alergias

Com a chegada do frio, sintomas como coceira no nariz, espirros e coriza tendem a se intensificar e, muitas vezes, nem os medicamentos parecem dar conta do recado. A boa notícia? Você não precisa conviver com esse incômodo. A acupuntura pode ser uma excelente aliada no alívio dos sintomas alérgicos, inclusive de forma mais duradoura e com menos efeitos colaterais do que os tratamentos convencionais.


A acupuntura é uma prática milenar da medicina tradicional chinesa que atua regulando o fluxo de energia do corpo. No caso das alergias, ela ajuda a modular o sistema imunológico, reduzindo as respostas inflamatórias exageradas que causam os sintomas típicos da rinite, sinusite e dermatites.

Evidência científica

Uma revisão sistemática com meta-análise, publicada no periódico American Journal of Rhinology & Allergy, analisou 13 estudos clínicos randomizados com mais de 2.300 pacientes com rinite alérgica. Os resultados mostraram que a acupuntura proporcionou:

  • Redução significativa dos sintomas nasais;

  • Menor necessidade de medicamentos anti-histamínicos;

  • Redução nos níveis de IgE (anticorpo relacionado à alergia);

  • Melhora a qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, a técnica não é associada com grandes efeitos colaterais, ou seja, é segura e eficaz.

Benefícios da acupuntura no tratamento de alergias, segundo o Dr. Eduardo D’ Alessandro – Médico Acupunturista e Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo:

  • Alívio dos sintomas respiratórios (espirros, congestão nasal, coriza);

  • Redução da dependência de medicamentos;

  • Ausência de efeitos colaterais como sonolência, tontura ou insônia;

  • Melhora na qualidade de vida e no bem-estar geral.

Quantas sessões de acupuntura são necessárias?

A quantidade de sessões varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliada por um médico acupunturista qualificado. Em geral, os encontros se tornam menos frequentes conforme os sintomas melhoram.

É fundamental lembrar que qualquer tratamento deve começar com um diagnóstico médico preciso. Antes de iniciar a acupuntura, ou qualquer outra abordagem terapêutica, é essencial identificar corretamente a causa dos sintomas, garantindo que o método escolhido seja seguro e eficaz.