Emagrecer rápido? Conheça os riscos das dietas extremas Foto: Pixabay

Com a chegada das festas de fim de ano, do verão e a proximidade do Carnaval, cresce a busca por emagrecimento rápido, muitas vezes com dietas restritivas que eliminam grupos alimentares inteiros. Apesar da prática ser muito comum, o Dr. Adalho Fregona, especialista em emagrecimento, alerta que adotar essa restrição alimentar extrema pode causar sérios danos à saúde, além de não oferecer resultados duradouros.

Por que a promessa de emagrecer rápido pode ser uma ciada


“Essas ‘dietas malucas’ podem trazer uma série de problemas à saúde. Como perda de força muscular, como desidratação, queda de cabelo, dificuldades para dormir e, em casos mais graves, alterações hormonais e metabólicas. O corpo, ao ser submetido a uma privação tão severa, entra em um estado de alerta, conhecido como ‘modo de sobrevivência’. Nesse estado, ele prioriza funções vitais e acaba comprometendo outras atividades essenciais”, explica.

Outro problema apontado pelo especialista é o “efeito sanfona”. Segundo ele, a rápida perda de peso resultante de dietas extremas geralmente não corresponde à eliminação de gordura, mas sim de líquidos e massa muscular. “Com o tempo, o corpo recupera o peso perdido e, muitas vezes, até ganha mais gordura do que antes. Tornando o processo ainda mais frustrante e prejudicial para quem busca uma solução saudável e efetiva para emagrecer”, detalha.

Equilíbrio é a chave

Para o médico, a melhor forma de aproveitar as festas sem prejudicar a saúde é buscar o equilíbrio e fazer escolhas conscientes. “Esse é um período de celebração e alegria, e não precisam ser sinônimo de exageros ou arrependimentos. A chave para aproveitar essa época sem comprometer a saúde está no equilíbrio. Saber fazer escolhas conscientes é essencial para manter o bem-estar durante as comemorações. Cuidar do corpo e da mente é um ato muito importante que pode ser praticado em qualquer momento, inclusive durante as festas”, finaliza.