6 mitos sobre emagrecimento que você precisa conhecer! Emagrecimento ainda é muito complexo, mas também as mentiras rondando esse tema impede uma perda de peso saudável

Quando o assunto é perda de peso, muitas dúvidas ainda pairam sobre assunto

Cortar carboidratos acelera o emagrecimento? Comer à noite engorda? Pular refeições faz perder peso mais rápido? Confira o que realmente é mito e o que faz diferença para baixar os números da balança.

MITO 1 – Pular refeições ajuda a emagrecer

Deixar de fazer algumas refeições pode aumentar a fome, fazendo com que a pessoa coma mais do que o necessário na refeição seguinte, além de prejudicar o gasto metabólico. Isso porque o corpo entra no modo “economia” ao perceber que a demanda de nutrientes e calorias está restrita, como uma maneira de sobreviver. “O ideal é fazer cerca de 5 refeições balanceadas por dia —café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários—, que incluam proteínas magras (como peixe, frango e shakes proteicos) para ajudar na saciedade e prevenir a perda de massa magra”, explica o médico nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

MITO 2 – Consumir carboidrato à noite prejudica o emagrecimento

O que importa é a quantidade total de calorias ingeridas ao longo do dia e o equilíbrio entre macronutrientes. Comer carboidrato à noite inclusive é uma estratégia usada por esportistas para garantir o glicogênio muscular (combustível) que será usado no treino realizado na manhã seguinte. Só não exagere na quantidade!

MITO 3 – Suar bastante significa queimar mais gordura

O suor indica apenas a perda de líquidos, resultado do aumento da temperatura corporal, e não está diretamente ligado à queima de gordura. O que realmente importa para o emagrecimento é o déficit calórico ao longo do dia, alcançado por meio da alimentação e da atividade física – independentemente de quanto você transpire.

MITO 4 – Exercícios físicos são suficientes para emagrecer

A prática de atividade física é fundamental no processo de emagrecimento, especialmente os exercícios de força, como a musculação, que aumentam o gasto calórico em repouso e ajudam a preservar a massa magra. No entanto, a alimentação ainda é o fator determinante na perda de peso. “É mais fácil controlar a ingestão calórica do que compensá-la apenas com exercícios”, explica o nutrólogo.

MITO 5 – Comer gordura engorda

Não é bem assim. Gorduras saudáveis, como azeite, abacate e oleaginosas, são essenciais para o organismo e ainda ajudam na saciedade, o que pode até favorecer o emagrecimento. O problema está no excesso: como é um nutriente mais calórico, o consumo sem moderação pode levar ao ganho de peso. Para se ter ideia, enquanto 1 grama de carboidrato tem 4 calorias, a mesma quantidade de gordura fornece 9.

MITO 6 – Emagrecimento rápido é sempre melhor

Perder peso rapidamente pode parecer motivador, mas nem sempre é a melhor opção. A redução acelerada pode levar à perda de massa muscular e aumentar as chances do efeito sanfona. O ideal, segundo o nutrólogo, é um emagrecimento gradual e sustentável, baseado em mudanças de hábitos que possam ser mantidas a longo prazo, para evitar o reganho de peso.