
Manter o corpo em movimento é fundamental em qualquer época do ano. Mas quando as temperaturas caem o desafio vai além da vontade de sair debaixo das cobertas. No inverno, o risco de lesões durante a prática de atividades físicas aumenta devido à rigidez natural que o frio provoca nos músculos e articulações. Isso ocorre porque o organismo precisa despender mais energia para manter-se aquecido. Isso pode tornar os músculos menos flexíveis e sobrecarregar as articulações, deixando-as mais suscetíveis a impactos e desgastes durante os exercícios. Mas, vamos entender melhor essa relação entre o frio e dores musculares?
Explicando a relação entre o frio e dores musculares
“Na tentativa de manter o corpo aquecido e o equilíbrio térmico do nosso organismo, o sistema nervoso central causa a contração dos vasos sanguíneos. Quando a temperatura do corpo fica abaixo da média, há rigidez muscular, o que pode causar desconforto. Por isso, o aquecimento antes de qualquer exercício é essencial. Ele ajuda a fazer a transição do estado de repouso para a ação e deve ser feito por cerca de 10 minutos”, explica o Dr. Bruno Canizares, ortopedista e traumatologista do esporte.
Outro fator importante a ser observado no inverno são as articulações, que sofrem com o aumento da viscosidade do líquido sinovial, responsável por lubrificar as juntas do corpo. No frio, essa viscosidade aumenta, tornando as articulações mais rígidas e doloridas.
“É por isso que pessoas que já têm problemas nas articulações, como artrite, podem sentir mais dor durante os meses de inverno”, esclarece o especialista.
Minimizando o desconforto
Segundo o Dr. Bruno, adotar uma rotina constante de exercícios — principalmente aeróbicos — é uma forma eficaz de aumentar a temperatura corporal e evitar o endurecimento da musculatura. Ele também ressalta que o uso de compressas mornas e massagens em regiões como mãos e pés podem amenizar o desconforto provocado pelo frio. “Manter o corpo bem hidratado é fundamental, assim como ter cautela na intensidade dos treinos em dias gelados, pois os músculos ficam mais rígidos”, destaca o especialista. “Além disso, o alongamento ao término da atividade é indispensável, já que contribui para evitar possíveis lesões. ”