Você conhece o poder das nove curas do feng shui? Vasos pesados podem ancorar as boas energias na sua residência: invista (Foto: FreePik)

As nove curas ajudam a equilibrar as energias dos ambientes, beneficiando carreira e relacionamentos dos moradores

Os adeptos do feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, contam com um recurso bastante acessível para resolver os problemas energéticos numa residência: as chamadas nove curas. Mas qual a utilidade delas? Promover o ajuste das energias vitais que, segundo essa técnica e filosofia, permeiam todo o universo.

Por meio das nove curas, é possível reequilibrar as vibrações. Por diferentes motivos, essas vibrações podem acelerar, perder velocidade ou estacionar numa casa ou empresa. Em qualquer uma dessas três situações, os moradores ou funcionários podem ser prejudicados nas oportunidades profissionais, na saúde ou nos relacionamentos.

“Uma vez que compreenda como as Nove Curas Celestiais afetam o movimento de energia, você pode criar uma vida mais harmoniosa em seu lar e dar energia à sua prosperidade, saúde e brilho pessoal”, assegura a consultora Selena Summers, autora de Feng shui na prática (Universo dos Livros). Conheça as nove curas e saiba como empregá-las nos ambientes:

1 – Espelhos

Nessa categoria, também entram lâmpadas, lustres, faixas de LED, etc. Se a sua residência tem um banheiro no fim de um longo corredor, pendure um espelho do lado de fora da porta. Ao rebater o fluxo, ele impede que as energias se dissipem rapidamente. Outra situação: caso a sua cozinha seja o primeiro cômodo que se vê ao entrar na residência, pendure um espelho de lado de fora da porta para moderar a ansiedade dos moradores. Se não houver porta, uma cortina de contas substituirá o espelho. No quarto do casal, espelhos redondos em paredes opostas, um em frente ou outro, turbinam a empatia.

2 – Peixes dourados

Para os chineses, peixinhos dourados atraem paz e riqueza. Porém, é importante consultar um especialista em aquarismo para receber orientações sobre espécies, recipientes, equipamentos e cuidados necessários. Sem instruções claras de profissionais, os peixinhos podem sofrer. Cuidado: além de representar crueldade, isso resultará em um mau feng shui.

3 – Animais de estimação

Sabia que seu cachorrinho e seu gatinho favorecem o fluxo energético no local onde você mora? Isso mesmo: animais domésticos protagonizam a terceira cura do feng shui, uma vez que chamam a sorte. Porém, se você não tiver tempo, paciência, recursos financeiros ou disposição para cuidar adequadamente de um pet, prefira adquirir um bonsai (que, aliás, também precisa de manutenção correta!).

4 – Sons harmoniosos

A quarta cura reúne objetos que produzem sons harmoniosos, como fontes e sinos dos ventos. Músicas com melodias que inspiram ou acalmam também são exemplos dessa forma de cura, assim como cantos de pássaros. Daí, a importância de cultivar um jardim no seu quintal ou na sua sacada para atraí-los – desde que haja espaço e condições para conservar esse jardim saudável, é claro.

5 – Cores

Elas são poderosas, já que transformam favoravelmente a frequência energética. Consultores de feng shui recomendam que as pessoas que moram em regiões frias pintem o interior de suas casas com tons claros: damasco, limão, pêssego, rosa-claro ou amarelo-claro. No caso de quem vive numa região quente, o ideal é preferir tonalidades frias, como lavanda, azul, turquesa ou menta. No entanto, a sua intuição conta muito: se você se identifica com determinada cor, certamente, ela melhorará as energias da sua residência.

6 – Plantas e flores

Se você trabalha em home office, inclua alguns vasinhos de plantas na sua mesa de trabalho: a mudança de astral será imediata! Caso o seu banheiro seja muito pequeno, um vaso de flores pode expandir as vibrações benéficas, evitando que além escoem em excesso. Aproveite e intensifique a iluminação desse ambiente, e adicione acessórios bonitos e com efeitos agradáveis sobre a pia: velas, difusores e enfeites fofos.

7 – Objetos que se movimentam

A sétima cura inclui móbiles, flâmulas, relógios com cuco ou pêndulo, bandeirinhas e até cata-ventos. E também sinos dos ventos, que estão enquadrados na quarta cura! Esses objetos têm a capacidade de neutralizar as energias negativas, e potencializar as positivas. Dica: pendure um sino dos ventos no batente de uma porta que se abre para fora de um cômodo (o feng shui recomenda que as portas sempre se abram para dentro!). Isso vai conservar as boas vibrações no seu lar.

8 – Objetos pesados

Vasos de cimento, suportes para pedras e cristais, biombos de madeira e esculturas são exemplos de objetos pesados. A função deles é brecar as energias excessivamente rápidas e bloquear as indesejadas. Se você mora num apartamento cuja porta principal fica muito perto do elevador, instale um vaso pesado na parte de fora, ao lado da porta. Esse acessório vai segurar as energias que tendem a ser aceleradas pelo elevador.

9 – Instrumentos musicais

Todos os instrumentos musicais têm a capacidade de harmonizar o trânsito energético, mas nenhum é tão abrangente como as flautas, que atraem ainda proteção espiritual. Você pode pendurar uma dupla numa parede da sua casa, com os bocais voltados para baixo, formando a letra “V”.