
As mães de primeira viagem possuem muitas dúvidas, afinal, criar um novo ser humano não é uma tarefa nada fácil. A jornada da maternidade é cheia de descobertas, técnicas de aprendizado e até produtos que prometem promover uma infância mais fácil e educativa. Porém, como saber se aquilo realmente é o certo para o desenvolvimento do seu filho?
Logo nos primeiros meses, as crianças precisam de ajuda, seja da mãe, do pai ou de seu cuidador, para o processo de desenvolvimento, mas como fazer isso? Segundo o neurocirurgião e especialista em desenvolvimento infantil, André Ceballos, o primeiro passo é buscar informação. “As mães de primeira viagem, quando adentram nesse mundo, precisam de algumas informações básicas para criar uma criança saudável e feliz. Logo que um bebê nasce, se inicia o processo de desenvolvimento e ele se perpetua quase que por uma vida toda. Há exercícios diários que podem ser feitos, muito simples por sinal, que ajudam com essa questão e que fazem a diferença na vida de uma criança.”
1 – Fale com o seu bebê
Aprender a falar as primeiras palavras é um dos marcos do desenvolvimento infantil mais emocionantes para as mães, pois é quando o bebê aprende a se comunicar de forma verbal com o mundo e expressar o que quer ou o que está sentindo. “Os bebês observam os pais desde muito cedo, por isso, procure ler histórias, cantar músicas e conversar com o seu bebê logo nos primeiros meses de vida”, afirma Ceballos.
2 – Estimule os sentidos com objetos coloridos e texturas
Brinquedos com cores vibrantes, diferentes formas e materiais contribuem para a coordenação motora e percepção visual e tátil. Mas atenção: é sempre importante respeitar a faixa etária e garantir que os itens sejam seguros.
3 – Cante músicas para ele
Assim como falar com o seu bebê, cantar é tão importante quanto, “pois ela estimula diversas áreas do cérebro e contribui para o desenvolvimento da memória e da linguagem”, afirma. Canções de ninar, músicas infantis e brincadeiras musicais são ótimos recursos para interagir com o neném.
4 – Crie uma rotina tranquila e afetuosa
A previsibilidade dá segurança ao bebê. Rotinas de sono, alimentação e banho, quando feitas com carinho, ajudam a regular o relógio biológico e contribuem para o bem-estar emocional da criança. E também ajudam muito na vida da mamãe.
Por fim, o mais importante é entender que cada bebê tem seu próprio tempo. “Comparações com outras crianças devem ser evitadas. O acompanhamento com o especialista em desenvolvimento infantil deve ser regular e o olhar atento dos pais são os principais aliados para garantir que o desenvolvimento aconteça de forma saudável”, finaliza o doutor André Ceballos.