De volta aos 15, o nome do sucesso! Cr. Vans Bumbeers/Netflix

Série finalizou bem ao deixar saudades, mas terminando na hora certa

Uma pergunta ousada: o que você faria se pudesse mudar o seu passado? Por um lado, todos nós temos coisas das quais nos envergonhamos e adoraríamos poder mudar. Mas, por outro, as nossas dores e momentos difíceis são justamente parte do que nos torna quem somos. É com essa proposta que surgiu De Volta aos 15 (2022), produção original da Netflix Brasil. A série chegou ao fim em agosto de 2024, após três temporadas.

Maisa, Camila Queiroz, Alice Marcone, João Guilherme, Klara Castanho e um grande elenco estrelam essa trama de comédia e ficção científica que ficou várias semanas entre as mais assistidas da plataforma. A série aborda de maneira leve um tema que pode ser incômodo para muitos de nós: nossas próprias escolhas!

Primeiro, a sinopse!

Inspirada nos eventos do livro “De Volta aos 15” (2013), da autora Bruna Vieira, a série se apoia na moda nostálgica dos anos 2000, com referências à rede social Fotolog, memes e músicas da época dominando a cena. Na trama, Anita (Camila Queiroz) tem 30 anos e se sente infeliz com a própria vida.

A jovem adulta chega ao limite após uma série de eventos desconfortáveis durante o casamento de sua irmã, Luiza (Mariana Rios). Ao retornar para a casa dos pais após a festa, Anita decide dar uma olhada em Floguinho, seu antigo blog dos tempos de adolescência. É daí que a protagonista volta no tempo, mais especificamente aos 15 anos de idade (e passa a ser interpretada pela icônica Maisa). Enxergando, nesse milagre, uma excelente oportunidade de mudar a sua própria história (e a de todos que ama ao seu redor), Anita acredita que tirou a sorte grande… mas será?

Viagem no tempo é uma coisa complicada…

Aqui começam alguns spoilers da trama. Ao tentar mudar o passado, Anita acaba enroscando ela mesma e as pessoas que mais ama em diversas confusões. Ela até consegue a tal ‘vida perfeita’ que sempre sonhou para si ao final da primeira temporada, mas quem paga o preço é sua irmã Luiza, de quem ela sempre teve inveja. Sentindo-se culpada por ter arruinado a vida dela ao tentar refazer a própria, ela decide voltar ao passado novamente para desfazer tudo… e não consegue!

Pelo menos não até a segunda temporada, quando ela volta no tempo mais uma vez, mas descobre que não é a única a fazer isso. Já a terceira temporada da história aprofunda mais sobre quem é o outro ‘invasor’ temporal, e finaliza a obra com um gostinho de quero mais, mas também com a sensação de que a história terminou sem se estender mais do que deveria, com Anita finalmente aprendendo a lição (mas com uma vida feliz!)

Algumas curiosidades sobre De volta aos 15!

  • Para encarar o desafio de interpretar a mesma personagem em períodos de vida diferentes, Maisa e Camila investiram pesado na preparação. Um exercício comum entre as duas era que elas comessem juntas, sempre observando os gestos uma da outra para imitar depois.
  • Os atores João Guilherme e Antônio Carrara não foram dublados nas cenas de música; as vozes que você escuta são deles, gravadas ao vivo no set!
  • A comida nas cenas de bandejão, durante a terceira temporada, era toda de verdade. Mais do que isso: a equipe inteira fez questão de doar tudo após a produção. Foram cerca de 280 marmitas!

Ana Carvalho

Repórter de revista e portal na Editora Alto Astral. Formada em jornalismo em 2022 pela Unip e atualmente pós-graduanda em...