
Dario Mittmann está prestes a reescrever as regras do design de moda, nos fazendo questionar não apenas o que vestimos, mas quem estamos nos tornando.
Dario Mittmann, um dos nomes mais inovadores da moda contemporânea, está prestes a levar a passarela do SPFW até uma nova dimensão com a coleção GOLEM. A proposta é tornar o desfile um experimento visual que une moda, tecnologia e filosofia. “GOLEM não é apenas uma coleção, é uma provocação. Quero que as pessoas saiam do desfile se perguntando: até onde a tecnologia pode nos levar? E o que nos torna, de fato, humanos?”, conta o estilista.
Spoiler dos bastidores!
Os bastidores do SPFW indicam que Dario não está apenas apresentando roupas, mas criando um verdadeiro manifesto sobre o futuro do ser humano em um mundo cada vez mais tecnológico. Transhumanismo, inteligência artificial e sustentabilidade são os pilares dessa coleção que promete desafiar percepções e provocar reflexões.
Um dos grandes mistérios que cercam o desfile é a identidade da convidada surpresa. Ela vestirá uma armadura robótica capaz de expressar emoções e “chorar lágrimas negras”. Esse momento promete ser um dos pontos altos do evento, explorando até onde a tecnologia pode imitar a humanidade – ou até superá-la.
Muitas inspirações!
Em primeira mão para a MALU, o estilista revelou algumas das referências que irão compor a participação da GOLEM no desfile. Entre elas, estão filmes que marcaram a ficção científica, como Metrópolis (1927), dirigido por Fritz Lang, 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick, e A.I. – Inteligência Artificial (2001), de Steven Spielberg. As inspirações também incluem animes japoneses, referências à arte contemporânea e até mesmo o estilo futurista da banda Daft Punk. Para completar, há muitos acenos ao terror body horror, com inspirações em filmes como Crimes of the Future (2022) e A Substância (2024), o sucesso estrelado por Demi Moore.
Algumas das referências utilizadas para a construção do desfile.




Além disso, Mittmann deve apresentar peças que replicam a textura e aparência da pele humana, cabelo e matérias orgânicas. Portanto, a proposta é levar ao extremo o questionamento sobre os limites entre o natural e o artificial. As fronteiras entre corpo e máquina serão borradas na passarela. O São Paulo Fashion Week Ed 59 – 2025 (SPFW) vai acontecer entre 7 e 10 de abril.