Hugo Henrique: um artista autoral! Foto: Leve Press

Compositor de sucessos, Hugo Henrique canta e encanta em álbum solo

Se você ainda não conhece Hugo Henrique, garanto que já ouviu algum de seus sucessos por aí. Ele é um dos letristas por trás de diversas músicas incríveis da eterna Marilia Mendonça, e de artistas como Murilo Huff. Em paralelo, mantém sua carreira como cantor, e lançou em 18 de julho o álbum Autoral, que conta com inéditas e também regravações de algumas faixas compostas por ele, que ficaram famosas nas vozes de outros artistas. 

Como ficaram as emoções ao revisitar tantos sucessos com o álbum Autoral?

”Revisitar minhas composições e colocar minha voz em cada uma delas foi uma experiência única. Espero que todos possam sentir a mesma emoção que senti ao gravar cada uma dessas faixas. É um projeto muito especial, um formato mais intimista, gostei bastante do resultado.”

Hugo, qual você considera ter sido o maior desafio da sua carreira até agora?

”São muitos desafios, a vida de artista não é fácil e precisamos vencer muitas batalhas e obstáculos pelo caminho. Até agora, o mais desafiador tem sido abrir mão de momentos com a família para perseguir meu sonho. Viajo bastante e estou sempre na estrada, algo que amo e não posso reclamar, mas ficar longe da família é bem desafiador para mim.”

Do Autoral, você tem alguma música preferida?

”No momento, a que o público mais está curtindo é Ausência, gravada originalmente pela nossa rainha da sofrência, Marília Mendonça, que também considero como minha favorita. Mas minhas composições são como filhas, não consigo escolher.”

Quais são as suas maiores inspirações como cantor e compositor?

”Comecei a compor muito cedo. Desde pequeno, as letras sempre surgiram de forma muito natural, quase como se fosse uma coisa divina, é um dom que Deus me deu. Já em minha carreira como cantor, minha maior inspiração, sem dúvidas, foi Cristiano Araújo, meu ídolo desde sempre, que tive a honra de conhecer e colaborar. Mas sou bem eclético e consumo um pouco de tudo. Fora do sertanejo, escuto bastante Bruno Mars. Sou muito fã e até canto uma música dele em um momento especial do meu show atual.”

E como é o seu processo criativo?

“Meu processo de composição sempre foi muito rápido. Por exemplo, Perto de você, uma composição que a Marília regravou, escrevi em 20 minutos. Tenho a impressão de que todas as músicas que um dia vou compor já existem, só preciso do momento certo e da inspiração certa para recebê-las. É algo que não sei explicar!”

Tem algum feat dos sonhos que gostaria de realizar?

”Tenho vários artistas com quem sonho colaborar. Tive a honra de fazer parcerias com vários que sempre sonhei, como Marília Mendonça, Cristiano Araújo, Gustavo Mioto, Jorge e Mateus, entre outros. Mas se fosse para citar um que tenho vontade de colaborar, seria Luan Santana. Gosto muito do trabalho dele; ele é um ícone da música sertaneja, uma parceria seria incrível!”


Ana Carvalho

Repórter de revista e portal na Editora Alto Astral. Formada em jornalismo em 2022 pela Unip e atualmente pós-graduanda em...