A Netflix apostou em uma produção ambiciosa para contar a história de um verdadeiro herói mundial: Ayrton Senna. A história do maior piloto brasileiro de Fórmula 1 será exibida em uma minissérie que vai contar sua trajetória no esporte, assim como irá retratar sua personalidade e relações pessoais. Ao longo de seis episódios, iremos acompanhar desde o começo de sua carreira nas pistas, até o trágico e fatal acidente em Ímola, na Itália, que fez o Brasil se despedir precocemente de uma das maiores personalidades do nosso país. Senna ficará disponível na plataforma em 29 de novembro.
Eterno para o mundo
A vida de Ayrton Senna é tão lendária que até mesmo aqueles que não nasceram quando ele dominava a F1 parecem ter lembranças vívidas de sua jornada. Três décadas depois da era Senna, a memória dos domingos vitoriosos do piloto continua viva, e a série da Netflix é mais uma oportunidade para relembrarmos de todas as alegrias e emoções que o piloto já proporcionou para nossa nação, assim como para quem é apaixonado pelo esporte ao redor do mundo. Afinal, não tem como negar que ele revolucionou a modalidade.
Despedida trágica e precoce
Enfim, era 1º de maio de 1994, apenas mais uma manhã normal no Brasil, quando o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna largou na pole position no GP de San Marino, em Ímola, na Itália. Largar na primeira posição do grid não era uma novidade para o paulista, que naquele dia pretendia homenagear o também piloto Roland Ratzenberger, da Áustria, que havia falecido no dia anterior justamente após uma batida, ainda durante a fase de classificação do Grande Prêmio.
Porém, Senna nunca balançou a bandeira austríaca que carregava consigo, para o choque e tristeza de todos. Na sétima volta da corrida, o brasileiro dirigiu sua Williams diretamente pela curva Tamburello, perdendo o controle do carro e se lançando contra o muro do autódromo. Em uma velocidade de mais de 200 km/h, o choque foi fatal, fazendo Ayrton, de apenas 34 anos, a segunda vítima do final de semana que ficou conhecido, sem dúvida, como o mais trágico da história da F1.
Produção bilionária
A minissérie é uma ficção baseada na realidade, que vai trazer Gabriel Leone no papel central, dando vida ao piloto brasileiro. A obra é uma grande aposta da Netflix, que investiu mais de R$ 250 milhões e contou com uma estrutura gigantesca. Com isso, Senna é uma das produções mais caras da plataforma de streaming dentro da América Latina. São atores e profissionais de 16 países distintos e cenas gravadas na Argentina, Uruguai e Irlanda do Norte – além do Brasil.
A equipe construiu 22 réplicas dos carros de Senna e dos adversários. Porém, como a demanda era de mais de oitenta, eles também recorreram ao digital. No figurino, foram 100 macacões e cerca de 17.000 pessoas envolvidas — fora uma equipe de efeitos visuais de cerca de 600 pessoas. Em conclusão, mal podemos esperar para ver o resultado desse investimento todo, e nos emocionarmos, mais uma vez, com a trajetória do maior esportista automobilístico do planeta!