Simone Mendes: “O sertanejo é minha essência” Créditos: Beatriz Damy

Uma das cantoras mais importantes da última década, Simone Mendes segue em uma carreira solo cada vez mais promissora. Mas ela já fez de tudo um pouco musicalmente: foi desde backing vocal até parte da dupla icônica Simone e Simaria, que colecionou singles famosos, como Regime Fechado (2016). 

Coroando um 2024 de sucessos, a musa da sofrência participa, no dia 18, de AMIGAS, especial musical da Rede Globo que conta com direção artística de Raoni Carneiro. Em entrevista, ela comemorou o sucesso das mulheres no sertanejo e fez um balanço de sua trajetória artística.

AMIGAS

O projeto renova um programa lendário dos anos 90 e contará com diversos nomes de peso do sertanejo, além da própria Simone. Entre as confirmadas, estão Ana Castela, Lauana Prado e a dupla Maiara e Maraísa. A artista avalia a nova edição como histórica. “Estou muito feliz e emocionada em fazer parte de mais esse capítulo na música. Esse projeto tem um significado muito especial porque destaca a força da mulher em um gênero que sempre foi muito masculino, mas que, de fato, hoje abraça mulheres talentosíssimas que levam o sertanejo pelo Brasil”, reflete. 

A artista relembra sua trajetória pela música popular com muito carinho. “Eu comecei no forró aos 14 anos, pelo qual sou apaixonada também. Mas o sertanejo é a minha essência, um espaço que lutei muito para alcançar, primeiro com a Simaria e agora em carreira solo. O sucesso não veio rápido, mas cada momento valeu a pena!”, celebra.

Ana Castela, Lauana Prado, Maiara e Maraisa e Simone Mendes, Créditos: Globo/Beatriz Damy

Simone e o ‘feminejo’

Uma das grandes representantes femininas do gênero, a cantora comemora a presença feminina crescente no sertanejo e aproveita para citar suas referências. “Sou uma grande fã de As Marcianas e das Irmãs Galvão. Tenho grande admiração e respeito por toda a trajetória e força delas, ainda mais em uma época em que os homens prevaleciam”, comenta.

Ela avalia com bons olhos a valorização da representatividade feminina na música. “Hoje, a gente tem mais espaço e visibilidade, e é incrível ver essa crescente participação feminina no gênero. São muitas artistas mostrando a força das mulheres no sertanejo e conquistando o seu lugar de fala. Hoje, podemos cantar sobre bebida, chifre, amor, relacionamentos… E isso que é o mais importante, termos a liberdade de cantar e sermos quem bem entendemos”, afirma.

Simone acredita que o mais gratificante em toda a sua carreira é poder inspirar as pessoas. “Sou muito feliz e grata por poder ajudar meus fãs através das minhas músicas e, também, a encorajar outras mulheres a seguir carreira. Para esse especial, escolhemos o repertório a dedo, para levar muito amor e energia positiva para o público. Se preparem, que vai ser uma noite só de grandes sucessos e de muitos encontros musicais que, com certeza, ficarão marcados na história da música sertaneja!” finaliza.


Ana Carvalho

Repórter de revista e portal na Editora Alto Astral. Formada em jornalismo em 2022 pela Unip e atualmente pós-graduanda em...