Casais devem conversar abertamente sobre gastos e ganhos
Falar sobre dinheiro é importante! Fernanda (vamos usar aqui um nome fictício) tinha um casamento estável, duas filhas, uma boa casa e um carro na garagem. Aparente mente, tudo ia bem na vida da dentista, quando, de repente, uma notificação da justiça chegou em sua casa. Eram sobre dívidas imensas que seu marido havia acumulado e, investigando, descobriu que algumas estavam até mesmo no nome dela.
A descoberta fez com que o casal entrasse em crise, afinal, por que ele não disse nada para ela? Por que não confiou em sua esposa? A rachadura criada pelas dívidas afetou o emocional e, tempos depois, houve um divórcio.
De acordo com Juliana Gebrim, psicóloga da UNB e neuropsicóloga pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação de Portugal (Ipaf), “conversar sobre a vida financeira é fundamental para os casais, porque isso dá uma ligação mais profunda e transparente”.
Introduza o assunto sobre dinheiro
O alinhamento das metas permite uma conexão com uma compreensão mútua, de acordo com Juliana. “Essa abertura fortalece muito a relação, porque faz com que as pessoas reduzam conflitos e proporcionem uma base sólida para as decisões financeiras em conjunto. Como se elas fossem uma equipe, uma empresa, gerindo o potencial financeiro. Além disso, discutir as finanças ajuda a evitar algumas surpresas ruins”, explica.
Abandone a armadilha dos objetivos intangíveis
Sobre as metas, Carina afirma que “ter uma lista extensa de objetivos, muitas vezes vagos e inatingíveis, pode nos levar a um ciclo de autossabotagem. O segredo não está em acumular uma infinidade de desejos, mas sim em direcionar nosso foco para poucas metas relevantes e mensuráveis. A simplicidade é a chave para o sucesso”.
Emoções ligadas ao dinheiro!
Ao conversar de forma clara sobre o dinheiro, o casal consegue entender o impacto dele na saúde emocional. “Isso permite que o casal compreenda melhor essas emoções associadas ao dinheiro, fortalecendo a conexão emocional e proporcionando apoio em momentos de estresse e de fraquezas na
parte financeira. Então, essa comunicação aberta sobre dinheiro pode promover um ambiente seguro emocionalmente e evita mal-entendidos tirar que possam surgir devido algumas divergências, que sempre vão aparecer em uma relação de casal em relação à vida financeira”, explica a psicóloga.