Aquecimento das temperaturas exige cuidados extras para práticas esportivas
O calor se tornou um problema global! 2024 foi considerado o ano mais quente da história, segundo o observatório climático da União Europeia. Neste sentido, a prática de esportes ou atividades físicas exigem cuidados especiais, pois há um aumento na incidência de insolação, virose, desidratação e outros problemas comuns causados pela exposição excessiva ao calor. Dessa forma, listamos alguns cuidados necessários para que você se sinta bem nessas épocas do ano.
Proteção solar: um clássico
Para a dermatologista Lana Bezerra Fernandes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, é necessário que a pessoa use sempre o protetor solar, principalmente quando ela vai se expor aos raios UV entre às 10 e 16 horas. “Use sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado para o seu tipo de pele. Aplique-o generosamente em todas as áreas expostas do corpo, incluindo rosto, pescoço, braços e pernas. Reaplique a cada duas horas ou após nadar ou suar excessivamente”, aconselha a médica.
Hidratação
Devido às altas temperaturas, é natural que o corpo transpire mais e, com isso, perca mais água. Sendo assim, se a pessoa que está praticando atividade não ingerir líquido o suficiente, ela poderá ter uma desidratação. “Beba bastante água para manter a pele e o organismo hidratados. Além disso, use um hidratante leve e não comedogênico para manter a pele macia e hidratada”, afirma Lana.
Atenção ao calor!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o afogamento é a segunda maior causa de morte entre crianças de 1 a 9 anos de idade. Por isso, fique atento às crianças quando forem tomar um banho de piscina, bem como brincar próximas a rios, praias, lagos e cachoeiras, práticas comuns em períodos quentes. Além disso, use sempre boias de proteção!
Chapéu é chique e útil no calor
Apesar do sol ser uma delícia, sim, para natação, vôlei de praia ou para qualquer outro esporte pertencente a este clima, é necessário ficar atento à sua exposição. Por isso, além do protetor solar, invista em bonés, chapéus e outros acessórios, como viseiras, que contribuam para a diminuição da exposição aos raios UV. “Use chapéus, óculos de sol e roupas de proteção, como camisas de manga longa e calças, para proteger a pele dos raios UV.”
Poluição: um perigo constante
Juntamente com o calor, vem a necessidade de se molhar, certo? Mas, preste muita atenção aos locais onde se entra, pois as piscinas precisam estar limpas. Já rios, lagos e praias precisam ser próprios para banhos. Não vá mergulhar em locais poluídos, pois corre o risco de contrair viroses ou outras doenças comuns, causadas pela presença de micro-organismos na areia, terra e água suja.
No calor, alimente-se bem!
Além da ingestão de água, para manter o organismo hidratado, é importante que o atleta também coma alimentos nutritivos neste período, pois com o calor há também a perda de vitaminas essenciais para o corpo. Alguns exemplos de alimentos leves e bons para o verão:
- Frutas: banana, laranja, melancia, uva, maçã;
- Saladas: ricas em fibras;
- Carnes magras: peixe, frango, carne vermelha com cortes sem gorduras;
- Sucos naturais: ajudam a hidratar e repor vitaminas.
Cuidado com a pele pós sol
De acordo com a dermatologista, é necessário, após a exposição ao sol, que o atleta aplique um hidratante para acalmar a pele. “Ele ajuda a reparar os danos causados pelo sol. Evite produtos à base de álcool, pois podem ressecar ainda mais a pele.”