Corrida é a nova moda do momento, mas para a prática é preciso disciplina, treino e exames físicos
A corrida parece uma modalidade esportiva relativamente simples: o atleta percorre o percurso desejado e, com força e velocidade, consegue atingir seu objetivo. No entanto, engana-se quem acredita que seja tão simples assim, já que ela exige muito treino e concentração, além de cuidados com a alimentação e limites do corpo, como explica o profissional de Educação Física, Octávio Valbueno Baptista.
Cuidados pré-corrida
“É importante sempre trabalhar com prevenção e adaptar as condições e características corporais e fisiológicas que nos contemplam para começar um treinamento. Deve-se estar atento aos fatores de risco, principalmente quando o indivíduo possui impossibilidades físicas ou fisiológicas, principalmente. Uma pessoa hipertensa, por exemplo, não é recomendável que faça exercícios até o limite do Vo2 (Volume de Oxigênio sanguíneo) máximo, assim como um idoso não é recomendável que realize atividades de alto impacto”, destaca.
Exames necessários
Segundo Octávio, para começar a prática e de forma rotineira, o ideal é que seja realizado um exame de sangue completo para análise dos índices e a percepção de alguma deficiência, bem como seu acompanhamento. “O exame de bioimpedância, que avalia a quantidade de água, gordura e músculo da composição corporal também é importante para ajudar a traçar um objetivo e um método de treinamento melhor. O exame de anamnese, que é uma conversa com o praticante da corrida, também deve ser feito, realizado pelo profissional da Educação Física, que analisa o histórico da pessoa. Neste exame, o profissional perceberá o que poderá ser trabalhado ou não com o atleta.”
Correndo para correr…
Apesar de muitos atletas terem pressa para começar a praticar a corrida, é necessário se preparar bem. “Há dietas específicas (estabelecidas por nutricionistas), treinamentos musculares e até mesmo psicológicos. A corrida, assim como todos os esportes, exige muito do atleta. Desta forma, é necessário um cuidado que engloba o dia a dia como um todo, desde o momento em que se treina pesado até nas noites de sono. Estes períodos de treinamentos podem ser menos intensos, como nos períodos entre campeonatos, até os mais sacrificantes e exigentes, com a proximidade de campeonatos.”
A visão de quem corre
André Martinelli, que já esteve no Big Brother Brasil e hoje é um atleta maratonista, ressalta também a importância da preparação. “Eu faço exames rotineiramente, principalmente os de sangue. Todo ano faço aqueles que verificam as funções respiratórias e cardiovasculares. E quando vai aparecendo alguma inflamação, entro com fisioterapia, exames mais locais da região. Mas o principal mesmo é o treinamento, estando tudo certo.”
André também conta que começou a correr com apenas quinze anos de idade. “Eu comecei a correr na 10 Milhas Garoto, uma corrida famosa em Vitória. O percurso passa pela terceira ponte que é o cartão postal da cidade. O cenário e o visual são incríveis. Sempre via o evento até que decidi participar. A partir daí comecei a fazer mais provas.”
Busque um bom profissional de Educação Física
Martinelli destaca também que é preciso estar amparado neste momento. “Acredito que para iniciar na corrida, é necessário encontrar um bom profissional para alinhar os treinos e a sua técnica de corrida. Isso te fará prevenir muitas lesões e estar realmente preparado para aqueles desafios. A evolução é gradativa. E, para estar em uma maratona, sem dúvidas são os treinos, o dia a dia. Botar volume de corrida, acordar todos os dias e fazer aquele pouquinho que vai te fazer avançar. No dia da prova é segurar a emoção e fazer bem-feito o que praticou todos aqueles meses.”
O cérebro também ganha com a corrida!
Por fim, Octávio afirma que as corridas estão entre os melhores exercícios para o corpo humano. “Quando falamos sobre corrida estamos falando sobre um dos melhores exercícios para o corpo humano. Afinal, durante o exercício é trabalhado de maneira geral toda a estrutura física e fisiológica. Logicamente que algumas mais do que outras. Os músculos dos membros inferiores são os mais exigidos, juntamente com o trabalho cardiopulmonar. O Pulmão trabalha mais para levar oxigênio ao sangue, que consequentemente nutre os músculos. E o coração trabalha intensamente para levar este volume a todo o corpo.
Este trabalho físico é de imensa importância para a manutenção das células musculares e sua estrutura, bem como os ligamentos e estrutura fisiológica que nos contempla. Se já não bastasse todos os benefícios comumente conhecidos da corrida sobre o corpo humano, estudos científicos vêm demonstrando que o cérebro é também um dos grandes beneficiários deste esporte, tanto na construção de redes neurais, nos aspectos da melhora da cognição, quanto nos aspectos da melhora do sentimento de sentir-se bem.”