A laserterapia ser utilizada na cicatrização de diversos tipos de feridas e dores neuromusculoesqueléticas

Laserterapia é um tratamento com luz laser de baixa potência, que tem a função de bioestimular as células danificadas do nosso corpo para reparação de tecidos. Esse tratamento tem um efeito analgésico para alívio da dor, cicatrizante e atua na modulação da inflamação. “Sua aplicação é indolor, rápida e segura, claro que quando aplicada de maneira correta”, explica a profissional Vanessa Zani.

Quando devemos ou não devemos usar?

Seu uso é indicado para uma variedade de propósitos, como na cicatrização de aftas, feridas de todos os tipos, tratamento de herpes labial, paralisia e parestesias faciais, estimulação de glândulas salivares e tratamento de dores neuromusculoesqueléticas.

Por outro lado, Vanessa avisa que há contra indicações, no caso de neoplasia na região a ser irradiada, lesões clínicas sem diagnóstico médico, e também sobre a pele de pacientes que fazem uso tópico de substâncias fotossensíveis, como por exemplo isotretinoína e ácido retinóico.

Neuropatia diabética

Muitas pessoas que tem diabetes convivem com restrições alimentares para o controle da glicemia, e caso ela não esteja controlada pode surgir algumas feridas na pele. Com a laserterapia é possível tratar esses machucados conhecidos como neuropatia diabética, já que o tratamento é capaz de regenerar e desinflamar os nervos afetados, assim melhorando a condição dos nervos periféricos dos diabéticos e controlando a dor.