Vitamina D e testosterona: um precisa do outro! Foto: Phase4Studios/Shutterstock images

Sem eles, há diminuição do desejo sexual, pouca energia, depressão, baixa autoestima, mau humor e infertilidade

A Vitamina D é cada vez mais estudada, com a comprovação de ser essencial para a saúde e bem-estar. Alguns médicos, inclusive, já a chamam de hormônio D, tamanho sua importância. Já a testosterona é um hormônio que ganhou atenção dos especialistas. Isso por sua relação com a vitalidade, massa muscular e óssea, desejo sexual, fertilidade e humor. 

Estudos mostram que níveis baixos de testosterona podem estar relacionados a diferentes sintomas. Como diminuição do desejo sexual, menos energia, sentimentos de depressão, baixa autoestima, mau humor e infertilidade. Um outro estudo, publicado no The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism durante a pandemia, mostrou que a carência de vitamina D pode estar ligada à diminuição dos níveis da testosterona no organismo. O que confirma a estreita relação entre eles.

Um hormônio que diminui com o tempo

É certo de que a produção de testosterona diminui naturalmente com a idade. Mas há fatores que podem fazer com que os níveis hormonais caiam mais e antes do tempo, e entre eles está o sedentarismo, a insônia e uma alimentação pobre em zinco e vitamina A. Além disso, a falta dessa vitamina também leva a testosterona a níveis mais baixos.

A ciência revela que bons níveis de vitamina D, e isso significa acima de 50ng/ml, estão diretamente relacionados com bons níveis de testosterona. Em um estudo realizado durante um ano, os pesquisadores dividiram 65 homens em dois grupos; um grupo tomou 3.300 UI de vitamina D diariamente, enquanto o outro recebeu placebo. Os níveis de vitamina D do grupo do suplemento dobraram e os níveis de testosterona aumentaram em cerca de 20%.

Como aumentar a vitamina D?

É preciso se expor ao sol, diariamente, sem filtro solar, cerca de 15 minutos, entre às 10h e às 15h. Essa exposição é necessária porque a pele produz vitamina D ao receber os raios UVB do sol.

O problema é que o estilo de vida moderno e corrido, além do calor e o sol forte, nos fazem evitar o sol. Com isso, a exposição se torna cada vez menor e insuficiente para uma boa produção de vitamina D.

Desta forma, a suplementação diária é a opção recomendada pelos médicos, de acordo com as necessidades individuais. Os resultados dos exames de sangue determinam as dosagens. Geralmente, recomendam-se suplementações entre 2000UI e 5000UI, e em alguns casos, é necessário suplementar 10000UI por dia.

Vitamina D + K2

A suplementação da Vitamina D fica ainda mais interessante quando feita em conjunto com a K2 (preferencialmente na forma de MK-7, que é de origem natural). A vitamina D estimula a absorção intestinal de cálcio, e, junto com a vitamina K2, direciona o cálcio para os ossos, minimizando o risco de doenças cardiovasculares, que podem ocorrer se o cálcio se depositar nas paredes dos vasos sanguíneos

A Puravida, marca de suplementos, nutrientes e cosméticos de Health e Wellness, lembra: para definir qual a dosagem ideal, é preciso consultar um médico, nutrólogo ou nutricionista. Enquanto isso, tire 15 minutinhos e curta o sol!