3 momentos históricos de William Bonner no Jornal Nacional Globo/João Cotta

Jornalista deixará a bancada em novembro; relembre acontecimentos marcantes de sua carreira

“Boa noite!”. William Bonner, apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, da Globo, há 29 anos, anunciou no dia 1º de setembro que deixará a apresentação do programa. O cargo passa para César Tralli a partir de 3 de novembro. Os motivos para a despedida são vários, especialmente o desejo de ter mais tempo livre para si e para a família. O clima já é de saudade em todo o país. Por isso, a MALU reuniu alguns momentos marcantes do apresentador à frente do telejornal mais famoso do Brasil. Confira!

Apresentou a história!

Vamos falar a verdade: é impossível apontar qual foi a cobertura mais icônica do apresentador. Isso porque ele tem no currículo alguns dos momentos mais importantes da história contemporânea. O atentado contra o World Trade Center, em 11 de setembro de 2001; a tragédia do voo TAM 3054, em 17 de julho de 2007; a cobertura completa da pandemia de Covid-19 (2020 a 2022); e o Conclave do Papa Leão XIV, em 2025 — apenas alguns dos acontecimentos noticiados por ele.

O dia em que Bonner chorou

Coube a Bonner anunciar alguns dos momentos mais tristes da história do jornalismo brasileiro. Conhecido pela expressão séria, ele não conseguiu segurar as lágrimas na edição de 11 de junho de 2002, quando anunciou a morte do jornalista — e amigo pessoal — Tim Lopes, assassinado por traficantes no Rio de Janeiro durante uma apuração. Com a voz embargada, quebrou o protocolo do programa e pediu que a redação presente no estúdio homenageasse Tim com uma salva de palmas ao final da edição.

“Tafareeel”

Engana-se quem pensa que o jornalista não protagonizou momentos bem-humorados no telejornal. Um desses episódios aconteceu durante a Copa do Mundo de 2018, quando ele fez sua colega de bancada, Renata Vasconcellos — e o Brasil inteiro — sorrir ao imitar o narrador Galvão Bueno enquanto comentava os resultados.

Outro momento hilário ocorreu quando, ao dar a notícia sobre um terraplanista, ele não resistiu a debochar da situação e, de forma irônica, explicou o que significa a teoria da Terra plana. “Ele é um defensor da tese de que a Terra, o planeta Terra, é plana”, disse, fazendo questão de destacar a palavra planeta na entonação da voz.

E para onde ele vai agora?

A nova casa do apresentador já está definida: Globo Repórter! Segundo a jornalista Fábia Oliveira, do Metrópoles, Bonner deve começar no programa em fevereiro de 2026, ao lado da veterana Sandra Annenberg. No dia 3 de setembro, ele publicou uma foto no Instagram ao lado dos colegas da nova equipe.


Ana Carvalho

Repórter de revista e portal na Editora Alto Astral. Bacharela em jornalismo e pós-graduada em Comunicação e Mídia pela Universidade...