
O professor de física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, elenca orientações
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a prova mais esperada pelos estudantes que almejam a universidade. Ele foi criado em 1998, inicialmente, para avaliar o desempenho de quem estava concluindo o ensino médio. Hoje é o principal meio de ingresso em instituições de ensino superior, por meio da inclusão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação da prova também é usada para ter acesso ao Fies e ao ProUni. Este ano, o exame acontecerá nos dias 9 e 16 de novembro, dois domingos consecutivos. Pensando em ajudar os alunos a conquistarem a sonhada aprovação, o professor de física Felipe Guisoli, à frente da escola online Universo Narrado, preparou cinco dicas para guiar os estudos para o Enem:
Dicas de estudo para o Enem
1 – Comece pelo que faz sentido
Em vez de decorar fórmulas, tente entender: por que uma lâmpada esquenta? Como a geladeira esfria? Por que o espelho do carro é convexo? Essa curiosidade é o ponto de partida.
2 – Estude com foco em interpretação
O ENEM valoriza quem sabe ler bem, entender gráficos, relacionar informações. Muitas vezes, a dificuldade não está na física em si, mas na forma como a pergunta é feita.
3 – Resolva provas anteriores
Isso te dá familiaridade com o estilo da banca e mostra que muitas questões se repetem em estrutura e temas. Além disso, acostume-se a fazer provas com questões mais difíceis do que as do ENEM. Treinar em um nível acima vai te deixar confortável no dia da prova.
4 – Use bons materiais
Estudar com quem sabe explicar bem, com clareza e profundidade, faz toda a diferença. É por isso que criamos o Universo Narrado: para tornar o estudo mais inteligente, envolvente e eficaz.
5 – Lembre-se: você não precisa amar física para ir bem no Enem
Se entender o básico, com clareza, ao invés de só memorizar, já estará à frente da maioria. E quem sabe, no processo, você até mude de ideia sobre a matéria.
“Se você não gosta de física, a primeira coisa que eu diria é: talvez nunca tenha visto física sendo bem contada. A física é, na essência, uma forma de entender o mundo. Ela explica como funcionam as coisas que usamos todos os dias. E no ENEM, ela aparece justamente assim: contextualizada, próxima, útil”, ressalta Felipe.
Pode cair no Enem
O professor, ainda, separou os possíveis conteúdos que podem cair na prova de física do Enem:
- Cinemática e dinâmica (movimento e forças);
- Trabalho, energia e potência;
- Termodinâmica e calorimetria;
- Óptica geométrica (espelhos, lentes, refração);
- Ondulatória (som, luz, interferência);
- Eletrodinâmica básica (circuitos, resistores, chuveiros, lâmpadas).
“A prova de física do ENEM costuma cobrar os conteúdos clássicos do ensino médio, mas sempre com uma abordagem voltada para o uso prático do conhecimento. Em vez de te pedir um cálculo direto de velocidade, por exemplo, a questão pode mostrar um gráfico de consumo de energia, uma situação do cotidiano — como um chuveiro, um forno elétrico ou um freio de carro — e te perguntar algo que exige interpretação, raciocínio físico e leitura atenta. É importante lembrar que o ENEM gosta de contextos reais e acessíveis — portanto, entender como a física aparece no dia a dia é tão importante quanto dominar os conceitos”, enfatiza o professor à frente da escola online Universo Narrado.
Felipe Guisoli possui mais de 10 anos de experiência, tendo ajudado milhares de alunos a serem aprovados em cursos concorridos, como Medicina na FUVEST, e em concursos como Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME). O professor acredita que o que impede muitas pessoas de evoluírem em Física e Matemática: não é estudar mais, mas aprender como estudar de forma estratégica e profunda.