Se você sonha em fazer uma cirurgia plástica nos seios, essa matéria vai te tirar todas as dúvidas
Um grande número de mulheres se sente insatisfeita quando se olha no espelho, e não é porque devemos nos amar que não podemos investir em melhorias que nos faria nos sentirmos melhores, não é mesmo?
E quando o assunto é cirurgia plástica nas mamas, todo mundo já ouviu falar dessas duas: Mamoplastia ou Mastopexia. Mas, de fato, o que são e quais as diferenças entre elas? Você aprende aqui.
O que é mamoplastia?
“Definimos mamoplastia como toda cirurgia plástica mamária. Assim, por exemplo, a redução mamária é chamada de mamoplastia redutora e o implante de próteses de silicone também é chamado de mamoplastia de aumento”, explica Luís Maatz, cirurgião plástico, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC/FMUSP), e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
E o que é mastopexia?
“Mastopexia é um tipo de mamoplastia que tem como objetivo principal o reposicionamento dos tecidos mamários e elevação do complexo aréolo-papilar (mamilos), conferindo um formato mais harmonioso e rejuvenescido das mamas. Pode ser associada ou não ao uso de próteses de silicone”, descreve o Dr. Luís Maatz.
Existem diferenças ou semelhanças entre ambas?
“Não existe diferença e nem semelhanças relevantes e são termos que podemos usar para a mesma cirurgia. O que difere é que, na mamoplastia, incluímos também a redução mamária, que além de elevar, reduz o tamanho das mamas”, aponta a cirurgiã plástica, Dra. Ana Roxo, Média PhD, especialista em Rinoplastia e Cirurgia Mamária.
Decisão conjunta!
O cirurgião, junto com a paciente, decide a técnica cirúrgica, desde que essa escolha atenda aos objetivos dela. Como disse, a mastopexia é uma mamoplastia, ou seja, é uma cirurgia mamária. Então, a denominação para a paciente faz muito pouco diferença”, afirma a Dra. Ana Roxo.
As cicatrizes da mamoplastia e da mastopexia
“As cicatrizes variam muito a depender de cada paciente. Em uma mamoplastia de aumento (colocação de próteses de silicone) as cicatrizes são pequenas (em torno de 4cm de extensão) e geralmente ficam localizadas no sulco inframamário (curva inferior da mama). Já uma mamoplastia redutora resultará em uma cicatriz em formato de T invertido na maioria das vezes, habitualmente extensas. A cicatriz de uma mastopexia pode variar desde cicatrizes reduzidas ao redor do mamilo, em L ou ou em T invertido”, explica o Dr. Luís Maatz.