Ano-Novo: anote 7 dicas para cumprir suas metas em 2026 Depois de elaborar sua lista, não se esqueça de fazer reavaliações ao longo do ano: ajustes necessários (Foto: FreePik)

Delimitar prazos e incluir palavras positivas na sua lista de metas ajuda você a realizar objetivos pessoais e profissionais

A virada do ano é um momento importante para examinar realizações e relacionar objetivos ainda não concretizados. Por isso, é comum elaborar lista de metas, incluindo futuras conquistas profissionais, ambições materiais, anseios pessoais e sonhos afetivos. Porém, para funcionar, uma lista de metas precisa de um método, ou seja, ações coordenadas que levem você a conseguir materializar boa parte delas. Que tal seguir essas sete sugestões?

1 – Identifique o sentido

Para cumprir uma meta, você precisa sentir motivação. E o que alavanca a motivação? O propósito. “Questione os porquês em relação às metas que você traçou para o novo ano. Elas precisam ser especiais e ter um significado. Não se trata, assim, da conquista pela conquista”, pondera a psicóloga Gretta Souza. Dica: quanto mais alinhamento entre definição de metas e valores pessoais, mais certeiro o caminho para a materialização delas.

2 – Fixe prazos

Na hora de fazer a sua lista de metas, considere os prazos para a execução de cada uma. “Gosto de pensar em metas a curto prazo, que seria um ano; a médio prazo, ou seja, até cinco anos; e a longo prazo, que é superior a cinco anos”, detalha Gretta Souza. Quando você determina prazos, enxerga quais objetivos exigirão mais energia e organização da sua parte. E consegue, assim, distribuir melhor seu foco.

3 – Escreva com positividade

Frases que evidenciam maus hábitos podem trazer uma sobrecarga emocional indesejável ao seu planejamento anual. Por isso, prefira redigir metas com palavras positivas e inspiradoras. Em vez de escrever “não vou mais comer fast-food”, mude para “vou aprender a cozinhar em casa” ou “vou cozinhar para comer de forma mais saudável”. Percebe como a comunicação assertiva das suas intenções é bem mais estimulante?  

4 – Crie um “painel dos sonhos”

Para isso, basta comprar um quadro de anotações e distribuir suas metas para 2026 numa folha de papel ou em post-its. Em seguida, inclua no quadro fotos de momentos inesquecíveis, pensamentos edificantes, desenhos de crianças da família, bilhetinhos carinhosos, etc. O chamado “painel dos sonhos” comunica ao universo os seus desejos e endossa as suas aspirações.

5 – Abrace novos hábitos

Em vez de estabelecer um objetivo final, alinhe suas metas a hábitos que pretende incorporar ao dia a dia. Você consegue isso ao formular uma rotina de ações diárias que a(o) aproximem desse objetivo final. Um exemplo: em vez de escrever “quero ler mais livros no novo ano”, prefira “me comprometo a ler 15 minutos por dia”. Ao preencher com leitura esses minutos diários no novo ano, abraçando esse hábito, você terá devorado vários títulos até dezembro de 2026. Duvida?

6 – Priorize a parte em vez do todo

Em vez de anotar metas vagas na sua lista, pontue etapas específicas para tirá-las do papel. Desse modo, escreva: “guardar ´valor x´ (especifique o valor) todo mês para a viagem no final do ano” em vez de somente registrar na lista a sua vontade de viajar. “Priorizar a parte em vez do todo facilita o processo”, destaca a psicóloga Gretta Souza. Além disso, direciona melhor os seus passos.

7 – Celebre e reavalie

Conseguiu cumprir uma meta ou, pelo menos, parte dela? Isso vale uma comemoração! Dê a si mesma(o) um presente simbólico para marcar esse feito, já que celebrar conquistas é uma forma de premiar o próprio empenho. Ao mesmo tempo, reavalie suas metas periodicamente. “Faça ajustes sempre que necessário”, recomenda a especialista. Ao longo do ano, esses ajustes ajudarão a reconhecer projetos muito acima da viabilidade, preparando você para a produção de metas mais realistas numa próxima oportunidade.