Saturno em Áries: escolhas bem pensadas e projetos conjugais sem imediatismo entre 2026 e 2028 (Foto: FreePik)
As pessoas deverão consolidar planos a longo prazo tanto no romance quanto na vida profissional
A partir de hoje (13), a configuração no céu muda, trazendo uma sobrecarga de responsabilidade a aspectos como romance e carreira. Trata-se do ingresso de Saturno em Áries, que irá se estender até abril de 2028. O “senhor do tempo” e planeta da disciplina e da maturidade já havia permanecido em Áries entre maio e setembro de 2025. “Questões estruturadas no ano passado estão propensas a passar agora por uma etapa definitiva”, explica o astrólogo Guilherme Salviano, do @guiastrologo.
Ou seja, quem já vinha avaliando o relacionamento afetivo desde 2025 terá mais condições de tomar uma decisão ou consolidar planos a longo prazo. Também é possível que relações desgastadas cheguem ao fim com o ingresso de Saturno em Áries. “Ocorre uma sinalização do que precisa ser levado a sério e se há estrutura para se levar a sério”, pondera Salviano.
Saturno e o trabalho
Profissionalmente, aumenta a preocupação com status e compromissos assumidos. As pessoas tendem, portanto, a reavaliar o que precisa ser feito no trabalho para a obtenção de reconhecimento ou conquista de metas. Desse modo, atividades ou processos que não somam para os propósitos ligados à carreira podem ser descartados ou relegados a segundo plano.
Em relação à saúde, a presença de Saturno em Áries indica mais atenção a hábitos positivos. Há mais conscientização de que é preciso monitorar a saúde física e mental para aprimorar a qualidade de vida – uma contribuição benéfica do planeta da disciplina em Áries.
Nelson Mandela
Além de afetar aspectos pessoais, a nova configuração astrológica também pode ressoar numa esfera mais ampla. Um acontecimento que pode ter recebido influência de Saturno em Áries transcorreu nos anos 90. Precisamente em 1996, o líder político Nelson Mandela (1918-2013) promulgou a nova Constituição da África do Sul, encerrando o regime do apartheid e estabelecendo no país uma política multirracial. O ato garantiu igualdade de direitos a todos os cidadão sul-africanos. Não por acaso, Saturno permaneceu em Áries entre 1996 e 1998.
Trazendo para os nossos tempos, o movimento de Saturno deverá jogar luz sobre direitos e deveres que envolvem a cidadania de pessoas, algo que já vem acontecendo em países como Estados Unidos e Itália, ilustra Salviano.
E a influência sobre cada signo?
Saturno em Áries também envia energias específicas para cada signo. O aspecto favorece interesses a longo prazo de Leão e Sagitário. Esses dois signos poderão, portanto, elaborar projetos mais sólidos, sem tanta pressa. No caso de Áries, há mais intensidade na forma como esse signo irá elaborar questões estruturais da própria vida.
Até 2028, Câncer, Libra e Capricórnio poderão enfrentar desafios diante de responsabilidades e objetivos traçados. Assim, esses três signos terão mais energia para examinar as próprias jornadas e realizar as correções de rota ou melhorias necessárias.
Gêmeos e Aquário poderão planejar melhor os próximos passos graças à presença de Saturno em Áries. O bom aspecto que esse planeta fará com o Sol também tende a propiciar ao trio experiências mais consistentes e proveitosas. “Para Touro, observo um contexto mais neutro”, comenta o astrólogo. “Vai depender do mapa astrológico de cada pessoa desse signo”.
Entre 2026 e 2028, Virgem e Escorpião deverão encarar questões disciplinares e revisar responsabilidades diante de situações novas. “Já Peixes, uma vez que vivenciou o trânsito de Saturno nos últimos três anos, a chegada a Áries pode dinamizar o fluxo de assuntos pessoais, especialmente se houve uma percepção disso em meados do ano passado”, finaliza Guilherme Salviano.