Os pets são aliados da nossa saúde mental! Foto: Pixabay

Um estudo afirmou que interagir com cachorros fortalece as ondas cerebrais associadas com descanso e relaxamento

Como não amar os pets? Tem coisa melhor nesse mundo do que fazer carinho em um gatinho fofo ou em um cachorrinho adorável? Nós sabemos que não, e a ciência também!

Um estudo publicado no jornal PLOS One afirmou que interagir com cachorros (fisicamente ou vendo vídeos deles on-line) fortalece as ondas cerebrais associadas com descanso e relaxamento. Portanto, será que é por isso que nós nos sentimos tão bem quando estamos com eles? “Um dos mecanismos envolvidos é a liberação de oxitocina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e à redução do estresse. Sendo assim, a presença de um animal de estimação pode promover um ambiente tranquilo e acolhedor, favorecendo a regulação das emoções e a sensação de conforto”, explica a psicóloga Luane da Guia Vieira.

Vários benefícios de ter um pet

Em suma, interagir com animais, como cães e gatos, traz uma série de benefícios psicológicos, cognitivos e neurológicos. De acordo com a psicóloga, diversos estudos mostram esses benefícios, conheça alguns:

  • Redução dos níveis de ansiedade e depressão;
  • Melhora da saúde mental;
  • Aumento da sensação de felicidade;
  • Promoção da interação social;
  • Estímulo da cognição, empatia e responsabilidade em crianças e adultos.

Pets apoiam nas dificuldades

Os animais estão demonstrando serem aliados importantes na superação de problemas de saúde mental e até mesmo físicos. “A companhia de um pet de estimação pode oferecer apoio emocional, reduzir a solidão, promover o senso de propósito e incentivar a prática de exercícios físicos. Além disso, a interação com os animais pode contribuir para a redução da pressão arterial e do estresse em indivíduos, melhorando a qualidade de vida”, pontua Luane. (box)

Terapia com pets

Você sabia que existe uma terapia que envolve animais? “Existe uma modalidade terapêutica conhecida como ‘terapia assistida por animais’ ou ‘pet therapy’, que envolve a presença de animais durante sessões terapêuticas com o objetivo de promover o bem-estar físico, emocional e psicológico dos pacientes, além da coordenação motora. Essa abordagem tem sido utilizada em diversas áreas da saúde, como psicologia, fisioterapia, pediatria e geriatria, mostrando resultados positivos na melhoria da qualidade de vida e na recuperação de pacientes.”