Dia do empreendedorismo feminino: conquistas e desafios Ana Veiga, Créditos: divulgação

Em meio ao fortalecimento do empreendedorismo feminino no Brasil, cada vez mais mulheres têm construído e liderado seus próprios negócios. De acordo a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae com dados do IBGE, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões. A soma de mulheres à frente de empreendimentos é recorde, desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2016. Mas mesmo com o crescimento dessa presença, as empreendedoras ainda enfrentam obstáculos expressivos, como o acesso limitado a crédito e a redes de contato, além das barreiras impostas pela desigualdade de gênero. Essas dificuldades se agravam com a necessidade de conciliar a dupla jornada, dividindo-se entre o trabalho e responsabilidades familiares.

No entanto, histórias de sucesso como a de Ana Veiga inspiram novas gerações de mulheres a seguir adiante. Maquiadora nascida em São Paulo, Ana, de 32 anos, iniciou sua trajetória em 2012, aproveitando as redes sociais para expor sua habilidade e paixão pelo universo da beleza. Em 12 anos de carreira, ela conquistou uma audiência de milhões e já capacitou mais de 10 mil alunos. Especializada em técnicas como maquiagem para pele negra, maquiagem artística e Air Brush, Ana leva sua expertise para além das fronteiras brasileiras, com passagens por países como Japão, Inglaterra, Portugal, Itália e Colômbia, além de várias regiões do Brasil. Atualmente a profissional é expert em make da Vult. 

“A trajetória é desafiadora, mas a qualificação contínua e o uso estratégico das redes sociais me ajudaram a superar barreiras e expandir meu trabalho”, afirma Ana. Para ela, o conhecimento técnico é fundamental, mas as redes sociais atuam como uma vitrine poderosa para profissionais da beleza. 

Para potencializar e incentivar profissionais que querem ingressar no mercado, Ana compartilhou dicas valiosas que ajudaram na sua trajetória. 

“Quero entrar na área da beleza, o que fazer?”

“Capacitação e especialização. O universo da beleza sempre tem algo novo e precisamos estar atentas às tendências. Para mulheres que querem começar neste segmento há especializações gratuitas como o projeto 220 Vults em parceria com Empreendedoras da Beleza. Nele, já foram capacitadas mais de 19 mil alunas no segmento em todo o Brasil”, afirma a maquiadora. 

Para a expert, outro passo importante é a construção de um portfólio. “Documentar o próprio trabalho é importante para demonstrar habilidades e atrair clientes”. Para isso, ela aposta no uso estratégico das redes sociais. “Plataformas como Instagram e TikTok são essenciais para criar visibilidade e engajamento, comenta”.

Por fim, Ana Veiga afirma que desenvolver habilidades de comunicação e a participação de eventos e feiras especializadas aumentam a visibilidade das profissionais. “A indicação ‘boca a boca’ sempre será a nossa melhor referência e para isso precisamos oferecer uma boa experiência ao cliente, transformando um atendimento em uma recomendação valiosa. Além disso, estar em eventos da área proporcionam networking, aprendizado e novas oportunidades de visibilidade”, finaliza.