Reflexões sobre o que nos causa melancolia neste período e como meditações e mudanças de perspectiva podem ajudar a encarar o futuro com mais serenidade
O final do ano é um momento de transição que pode evocar sentimentos contraditórios. Enquanto muitos celebram com alegria, outras pessoas sentem tristeza, angústia ou mesmo vazio. Esse fenômeno, conhecido como depressão de final de ano, ocorre por diversos fatores, como a pressão social por felicidade, a avaliação do que passou e as incertezas sobre o futuro. Ivania Konno, terapeuta e coah, explica o porquê.
Por que sentimos depressão de final de ano?
“O encerramento do ano nos convida a refletir sobre conquistas e perdas, um processo que nem sempre é fácil e pode levar a depressão de final de ano. Para alguns, as expectativas não atendidas podem pesar mais do que as realizações. Além disso, o clima de festividades idealizado pelas mídias sociais e a pressão para estar bem emocionalmente podem gerar desconforto. O medo do desconhecido em relação ao novo ano também contribui para a ansiedade, reforçando a sensação de instabilidade”, explica.
Como as meditações podem ajudar?
Práticas de meditação são aliadas poderosas para lidar com essas emoções. Elas ajudam a trazer a mente para o presente e promovem o relaxamento. Experimente:
1 – Respiração Consciente: “Reserve cinco minutos para focar na sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz, segure por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Isso reduz a ansiedade e traz calma instantânea”.
2 – Meditação de Gratidão: Reflita sobre as coisas boas do ano que passou, reflita também sobre as coisas ruins, uma demissão, um divórcio podem ser ruins agora mas não seria um empurrão do Universo para algo melhor?
3 – Visualização Positiva: “Feche os olhos e Visualize as suas intenções com maior riqueza de detalhes: sinta seus pés tocando as areias quentinhas da sua próxima viagem para o Caribe, o cheiro do seu carro novo quando você entra, seu corpo saudável fazendo alguma atividade física, um novo relacionamento, um novo emprego. Peça e será atendido de livro Ester e jerry hicks aconselha a visualizar e sentir os mínimos detalhes de seus sonhos”, descreve Ivania.
4 – Meditações Ativas: Para quem sente dificuldade em relaxar, práticas como as Meditações de Osho, que envolvem movimentos e respiração, ajudam a liberar tensões acumuladas.
Conselhos para encarar o futuro
- Acolha suas emoções: Sentir-se triste, com medo ou com raiva é natural. Não se cobre por não estar sempre feliz. Permita-se vivenciar seus sentimentos sem julgamento, sem crítica.
- Foque no que está ao seu alcance: Planeje metas pequenas e realizáveis. Isso ajuda a transformar a incerteza em motivação.
- Celebre o que deu certo: Valorize cada pequena conquista do ano que passou. Essas vitórias constroem a base do seu futuro.
- Confie no processo da vida: O futuro é incerto, mas também repleto de possibilidades. Acolher essa imprevisibilidade com esperança pode trazer alívio.
“O final do ano é um convite para a renovação. Encare esse momento com gentileza, permitindo-se relaxar e redefinir suas intenções. Lembre-se: cada ciclo que termina abre espaço para novas oportunidades. Você merece acolher o futuro com serenidade e confiança”, finaliza.
Sobre Ivania Konno
Ivania Konno é especialista em relacionamento, comportamento, terapeuta, Coach, Facilitadora de meditação ativa, estudante de psicanálise pelo método Psiconous e fundadora da MARU NI CHON, empresa focada em ajudar profissionais a encontrar o verdadeiro propósito de suas carreiras.