Julia Foti brilha como Adriane Galisteu na série Senna Júlia Foti em Senna, créditos Guilherme Leporace/Netflix © 2024

Julia Foti vive um momento marcante em sua carreira, após interpretar Adriane Galisteu na série Senna, da Netflix, que aborda a vida e a trajetória do piloto brasileiro. Para dar vida a uma pessoa tão importante e querida por muitos brasileiros, Julia mergulhou profundamente na história de Adriane e na relação dela com Ayrton. “Busquei referências de entrevistas dela e no livro Caminho das Borboletas. Trazer essa menina apaixonada era o mais importante para mim, e Gabriel (Leone, ator que deu vida à Senna) foi um grande parceiro de cena também, com olhos profundamente sensíveis para ela. A ideia era aproveitar todos os segundos de cena e entregar o melhor pra essa aparição tão aguardada. E eu acredito que deu certo”, conta a atriz.

Responsabilidade e emoção nos bastidores

Julia reconhece o peso de retratar um romance tão público e lembrado com carinho pelos fãs do casal. “Eu já sabia o quanto a Adriane Galisteu é querida, principalmente quando se trata da história de Ayrton Senna. Minha ideia era trazer a meninez e leveza que o próprio Ayrton descrevia nas entrevistas.”

Além disso, Julia é fã de esportes e praticante de kart. A atriz descreve a experiência na série como um sonho realizado. “Amo documentários esportivos, eu estava vivendo um sonho! Trabalhar numa série tão grandiosa, representando pessoas tão importantes, para mim, era perfeito! A emoção nos bastidores era grande. Estamos falando de Ayrton Senna, então, tudo que representa esse homem traz uma história, uma bagagem, uma memória  muito grande. Além de ser muito divertido ver os atores tão próximos das personalidades retratadas”, comenta.

A atriz destaca que uma das cenas que mais a marcou foi a reconstituição do histórico GP do Brasil de 1991, onde Ayrton venceu a corrida com o câmbio preso na sexta marcha. “Se a gente não soubesse que isso aconteceu de verdade, eu diria que os roteiristas são muito malucos! Foi muito emocionante rever essa cena pelo olhar dos diretores Vicente e Júlia, e com a interpretação de Leone”, revela.

O poder de Senna na vida dos jovens

“Eu espero que a nova geração consiga ter pelo menos um pouco de noção da dimensão de quem foi Ayrton Senna. E que a entrada do Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 reacenda essa paixão dos brasileiros pela modalidade.”

Outros passos

Paralelamente ao drama biográfico, Julia também se dedica a duas participações, uma no filme de comédia Vizinhos, e outra na novela Caverna Encantada, do SBT. Mas, como ela se dividiu entre o drama biográfico de Senna e a comédia? “O desafio maior era, na série Senna, não me emocionar o tempo todo. Já com Leandro Hassum, ai o difícil era não rir fora de hora”, brinca.  Além disso, para 2025 a atriz tem projetos voltados para a dança vertical, com a estreia do espetáculo Correnteza. “Para quem não conhece dança vertical, vale muito a pena pesquisar sobre. É incrível”, finaliza.